Seleções > Não, sim, talvez

NÃO, SIM, TALVEZ

Texto: Raquel Matsushita

Ilustração: Ionit Zilberman

Editora: SESI-SP
E agora que, para cada pergunta, há várias possibilidades de resposta? O mundo externo cria asas e um menino se prepara para voar junto, mesmo com alguns nós na cabeça.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

O menino pergunta: por que não posso voar? E fica muito intrigado quando sua a irmã mais velha o coloca diante de respostas antagônicas: “Porque você não tem asas, oras bolas”, e, “Você pode voar sim! Sobe aqui nas minhas costas que te mostro.” Isso gera uma confusão em sua cabeça e se desdobra em outros questionamentos.

Por vezes, a sua família, sem paciência para tantos pontos de interrogação, o responde de forma enxuta: porque sim, porque não. Que dureza a vida dessa criança! Na construção do conhecimento, coletando tantos saberes, quantas sinapses! Mas o protagonista consegue dar a leveza necessária à vida. Afinal, nem sempre temos explicações na ponta da língua.

A imagem da capa do livro remete à infância permeada por questionamentos e frustrações. E ler este livro para uma criança pode levar o adulto a pensar sobre o cuidado com que se responde aos pequenos, primeiro porque geralmente consideram as respostas ao pé da letra, causando fantasias, medos, curiosidade. E, depois, porque gente grande há sempre de lembrar: é uma criança, com suas particularidades, elaborando seu raciocínio, seu repertório, como a personagem.

Projeto colorido e divertido das artistas Raquel Matsushita e Ionit Zilberman, com texto e imagem entrelaçados, que conduzem a leitura, despertando sorrisos e franzidos na testa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788582051276
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24.5 cm x 20.5 cm x 0.3 cm
Peso: 200 g
Páginas: 34
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Família, irmãos, Maternidade, Cotidiano, Mãe, Rivalidade Fraternal, Fase das perguntas, Bullying, Assédio moral, Fase dos porquês, Filhos pequenos, Educação dos filhos
SOBRE RAQUEL MATSUSHITA
Foto do autor Raquel Matsushita
É designer gráfico, ilustradora e escritora. Sócia do escritório Entrelinha Design,graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de “Design gráfico”, “Cor” e “Tipografia” na School of Visual Arts (NY). Trabalhou nas editoras Abril e Globo. Premiada com dois jabutis; Image of the book 2020 (Bologna Book Fair); Prêmio FNLIJ; Prêmio Literário da Biblioteca Nacional; Prêmio Selo Cátedra PUC/Unesco; entre outros. Escreveu os livros Mínimo Múltiplo Comum (Sesi-SP Editora); Fundamentos gráficos para um design consciente (Musa Editora) e sete livros para infância, entre outros que ilustrou.
leia mais...
SOBRE IONIT ZILBERMAN
Foto do autor Ionit Zilberman
Nascida em Tel Aviv (Israel), aos seis anos de idade mudou-se com os pais para São Paulo, onde mora até hoje. Seu encontro com o desenho se deu ainda na infância. Mas, o desejo por ilustrar livros iniciou na livraria Klaxon, onde trabalhou no mesmo período que cursou a faculdade de Artes Plásticas. Com mais de quarenta livros ilustrados, alguns traduzidos para línguas estrangeiras, Ionit ilustrou revistas, atuou como assistente de artista, assistente de professora de artes, trabalhou em montagens de Bienal, estagiou em um escritório de design gráfico. É um dos maiores nomes da ilustração para livros no Brasil, em entrevista para Cristiane Rogério, publicada no site da Revista Crescer, Ionit fala sobre seu processo criativo "Vou trabalhando até que algo surge de repente na minha frente, como mágica.”
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35