Seleções > Muito cansado e bem acordado

MUITO CANSADO E BEM ACORDADO

Texto: Susanne Straber

Ilustração: Susanne Straber

Tradutores: Julia Bussius

Editora:
Já na cama, os personagens deste livro, mesmo cansados, não conseguem dormir. Uma brincadeira inusitada os encaminha ao sono.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Neste conto cumulativo, o porco-espinho, a raposa, o burrico, o pelicano, o jacaré e a foca estão bem cansados, mas não conseguem dormir. Um a um, saem da cama – em passos sonoros - com alguma desculpa, e vão parar todos na cama da criança, que de maneira brincalhona os “expulsa” de volta para o quarto.

A história remete a cenas comuns em casas com crianças: elas resistem ao horário de dormir estabelecido por suas famílias. Sentem sede, necessidade de ir ao banheiro outra vez, ou até mesmo querem mais um abraço, enrolando para “desligar”. A hora de dormir é um ensaio das rotinas e regras essenciais à constituição psíquica da criança, pois é importante que ela cresça respeitando os limites da convivência familiar e social.

A artista Susanne Straber oferece ao leitor um livro banhado de sutilezas textuais e estéticas. Brinca com as palavras, com o som do caminhar das personagens — “Shlept, shlapt, shlept, shlapt.” —, e isso aguça a curiosidade dos pequenos leitores ao imaginarem como uma foca se locomove, por exemplo. A autora deixa pistas sobre a história na capa e nas primeiras páginas do livro, em que há uma cama imensa e vazia, e um pelicano correndo de volta — de algum lugar, por algum motivo. 

Para aqueles dias em que “Ah, não quero ir para a cama agora!”, “Mais água, por favorzinhooooo” ou “Posso dormir com você?”, ler Muito cansado e bem acordado é uma boa estratégia para embalar o sono das crianças.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2017
País: Alemanha
ISBN: 9788574068015
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18.4 cm x 24.2 cm x 0.6 cm
Peso: 250 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Parlenda
ASSUNTOS
Hora de dormir, Humor, Animais
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha - Kids in doors
SOBRE SUSANNE STRABER
Susanne Straber estudou comunicação e design em Londres e Munique, reconhecida internacionalmente por seu trabalho, ela já foi destaque na Bienal de Ilustrações de Bratislava e tem um livro adaptado para o cinema, Das Märchen von der Prinzessin, 2013.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35