Seleções > Monstros urbanos

MONSTROS URBANOS

Texto: Renata Bueno

Ilustração: Renata Bueno

Editora: WMF Martins Fontes
Quem são os monstros urbanos? Onde vivem, do que se alimentam, como se reproduzem? Passeando pela cidade podemos flagrar seus olhos, bocas, bicos, garras e pernas pelo chão, pelas paredes, até mesmo no céu.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Andar pela cidade e brincar de ver coisas, bichos, monstrengos, maravilhas, onde não estão — é esta a proposta do imagiário de Renata Bueno que começa com os passeios diários da arte-educadora pelo centro da cidade de São Paulo e vai ganhando forma em sua imaginação, depois vira um projeto de intervenção gráfica, a fim de que possa sair da mente, saltar da tela, virar página impressa a ser compartilhada com leitores-observadores.

A cidade é revista. Poderia ser uma galeria a céu aberto? Sim, podemos descobrir vestígios de uma beleza diferente daquela que condiciona a exposição de um artista. Essa outra arte está num olhar que captura uma sugestão: a mancha na tinta de uma parede, ora ressecada, ora com novos tons do tempo e bolor, os tapumes, os andaimes, os fios elétricos se cruzando, o calçamento desfeito. Tudo é feio para a maioria das pessoas que andam apressadas, mas tudo também é muito rico para ver livremente, com a mente livre.

A cidade é um viveiro de monstros a serem inventados. No entanto, o olhar atento também irá observar que, além dos acasos de cor, texturas e formas, existe muito descaso em deixar a manutenção do lugar onde vivemos ao deus-dará.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9788546903436
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.6 cm x 22 cm x 32 cm
Peso: 380 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Imagiário
ASSUNTOS
Rua, Casa, Cidade, Monstros, Espaço urbano, Cores e Formas, Moradia e habitação, Acaso, Olhar, Andar a pé, Caminhar, Prédio
SOBRE RENATA BUENO
Foto do autor Renata Bueno
Renata Bueno é uma artista visual, formada em Arquitetura, que vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. Participou de exposições coletivas e individuais em galerias de São Paulo, na Pinacoteca do Estado, do XIV Salon de l’Éphémere em Fontenay-sous-Bois, na França, na FUNARTE (SP), no SESC Santos, no SESC São Carlos entre outras. Além de autora e ilustradora de livros para crianças, é escultora e desenvolve projetos em várias técnicas: serigrafia, colagem, monotipia, desenho, carimbo etc.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35