Seleções > Monstro rosa

MONSTRO ROSA

Texto: Olga de Díos

Ilustração: Olga de Díos

Tradutores: Thaisa Burani

Editora:
Já pensou se nascêssemos de ovos todos brancos e iguais por fora? Depois de romper a casca continuaríamos iguais para sempre? Como é que seria?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Tem gente que é ou parece ser diferente diferente, desde o momento que é apenas ovo ou zigoto. Ela ou ele logo se destaca no meio de um monte de ovos com uma casca lisa, porosa e esbranquiçada. Ora, de ovos iguais, parecem nascer criaturas bastante iguais na aparência e no jeito de pensar, como certos bípedes bicudos de óculos sérios. Contudo, eis ali um ovo grande, pink e peludo que só pode mesmo guardar um Monstro Rosa de um olho só, orelhas pequenas, braços descomunais, um sorriso escancarado tão cheio de vãos e dentes. Não é uma criatura que passa desapercebida por ninguém... E, sentindo-se um estranho num mundo ninho, durante as brincadeiras e no descanso, o Monstro Rosa decide procurar outro lugar — um lugar onde pode sentir-se em casa.

Na história que Olga de Dios escreveu e ilustrou, muita gente poderá reconhecer-se como essa criatura diferente: não ajustada às situações, querendo fugir e encontrar um espaço particular para muitos outros seres e monstros coloridos vivam amigavelmente.

E vejamos com atenção, desde a dedicatória do livro, com letras que se parecem feitas à mão. A dedicatória oferece as três principais chaves de leitura a respeito do gênero narrativo, o público a quem se endereça e a temática: “Este conto é dedicado a todas as pessoas que em algum momento já se sentiram um Monstro Rosa.” É um conto que exige do personagem transpor montanhas, águas e deserto, por noites e dias, como são muitos contos tradicionais que o herói faz uma viagem horizontal na linha narrativa, até encontrar um lugar de conforto. É também um livro sem idade, para crianças e adultos que ainda sonham com um mundo mais acolhedor e inclusivo, onde todos compreendam e sintam-se felizes com a variedade e a diversidade entre as pessoas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Espanha
ISBN: 8575594877
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 23.8 cm x 0.6 cm
Peso: 59 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Diversidade, Diferenças, Representatividade, Individualidade, Identidade, Monstros, Preconceito, Aceitação, Liberdade, Respeito, Autoimagem, Empoderamento, Diversidade de gênero, Diversidade afetiva, Convivência social, Aprendizado, Convenções
SOBRE OLGA DE DÍOS
Foto do autor Olga de Díos
Olga de Díos é uma autora espanhola, formada em arquitetura e em ilustração que se dedica unicamente à criação de narrativas e livros para crianças, desde 2014. Seu trabalho busca mobilizar, de forma lúdica, irreverente, humorada e leve, a atenção dos leitores para temas como o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável, a livre divulgação da cultura, a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diversas às normativas.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35