Seleções > Minimaginário de Andersen

MINIMAGINÁRIO DE ANDERSEN

Texto: Hans Christian Andersen

Ilustração: Salmo Dansa

Editora:
As tão queridas histórias de Hans Christian Andersen embaladas em uma edição que é um pequeno tesouro. Para entregar-se ao universo do sonho, da imaginação e da poesia!
SINOPSE
Foto do resenhista Felícia Fleck
por Felícia Fleck

Hans Christian Andersen é considerado o primeiro autor moderno de contos de fadas, pois ele não apenas adaptava histórias da tradição oral, como inventava os seus próprios enredos mágicos - muitas das 156 histórias que escreveu são criações originais.

Nesta belíssima edição minimalista, histórias clássicas como “Soldadinho de chumbo”, “Patinho feio” e a “Pequena sereia”, entre outras, são cuidadosamente selecionadas e adaptadas por Katia Canton, a maior especialista em contos de fadas no Brasil, e ilustradas com a técnica impecável do artista carioca Salmo Dansa.

Também a ilustração é diminuta: pequeninos materiais - objetos comuns e domésticos - se transformam em verdadeiras pérolas: “A pequena sereia” é composta sob rótulos de sardinha, combinados com pequenos pedaços brilhantes de CD; as ilustrações de “A pequena vendedora de fósforos” são criadas a partir de caixinhas de fósforos e palitos; e as de “Polegarzinha” são uma combinação delicada de pétalas desidratadas e asas de borboletas.

As histórias reunidas brotam da própria experiência, angústias e reflexões de Andersen, e são protagonizadas por personagens humildes e frágeis, com quem ele se identificava. Se em um primeiro momento os contos podem parecer tristes, em seguida revelam a força de uma poética amorosa e delicada. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788574065861
DIMENSÕES E ACABAMENTO
16.6 cm x 12.3 cm x 2.2 cm
Peso: 295 g
Páginas: 190
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Reconto
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Conto de Fadas, Conto folclórico, Reconto
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Diversidade, Amor, Coragem, Superação, Amadurecimento, Morte, Tristeza, Individualidade, Pobreza, Aceitação, Diferenças sociais, Riqueza, Bruxas, Bullying, Assédio moral, Seres mágicos, Subjetividade
SOBRE HANS CHRISTIAN ANDERSEN
Foto do autor Hans Christian Andersen
O talentoso filho de um sapateiro, Hans Christian Andersen parece mesmo um personagem de seus próprios contos, com algo de muito desajeitado e, ao mesmo tempo, afetuoso. Foi aprendiz de vários ofícios, mas não seguiu nenhum; aos quatorze anos, fugiu de casa com pouco dinheiro no bolso e tentou ser ator e cantor... viveu desenganos, teve um príncipe encantado para si, depois a solidão, mas nunca desistiu e tornou-se um escritor de novelas, poesia, teatro, livros de viagem, admitido nas mais elegantes e aristocráticas rodas de leitura de seu país. Hans Christian Andersen nasceu na Dinamarca em 1805 e a data de seu aniversário – 2 de abril – foi escolhida para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil.
leia mais...
SOBRE SALMO DANSA
Salmo Dansa é artista plástico e pesquisador das diferentes materialidades do livro de artista, do livro-objeto e das possibilidade de ilustrar livros para crianças com diferentes técnicas e materiais pouco convencionais: cabelo, calda de açúcar, bordado industrial, pétalas de flores, fogo, ferrugem, cédulas de dinheiro, velhos negativos de fotografia, catálogo de cores de tinta para parede etc. Nasceu no Rio de Janeiro e a ilustração de livros tem sido uma atividade constante em sua vida desde 1992, adequando sua linguagem visual a elementos encontradiços na própria narrativa numa relação de pertinência entre a palavra e a imagem.Tem recebido o reconhecimento nacional e internacional de instituições e prêmios, como os selos de “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, Prêmio UBE 2002, inclusão na lista do White Ravens e o Concurso Utopia, promovido pela seção colombiana do IBBY em 2000. Na área de educação, trabalhou na Fundação Cecierj, professor da FAETEC e da Escola de Belas Artes da UFRJ, fez doutorado em Design pela PUC-Rio e integra a equipe de especialistas do Instituto Interdisciplinar de Leitura – iiLer, que acolhe a Cátedra UNESCO de Leitura.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35