Seleções > Minhas férias, pula uma linha, parágrafo

MINHAS FÉRIAS, PULA UMA LINHA, PARÁGRAFO

Texto: Christiane Gribel

Ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Editora: Salamandra
Como resumir sessenta dias de férias em trinta linhas? E nomear as emoções numa redação? A escola e seus desafios sob o olhar de um garoto criativo, sensível e questionador.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A euforia das férias é interrompida com a retomada da rotina escolar. Guilherme volta às aulas e a primeiríssima tarefa é a redação proposta pela professora: trinta linhas sobre as férias.

Enquanto seus colegas se preparam para fazer a lição, o garoto sente-se muito incomodado: não é possível descrever em palavras o que viveu nos últimos dias. Mesmo relutando, Guilherme precisa fazer algo. Risca, rabisca, destaca a folha do caderno, e pouco tempo antes do sinal tocar, enfim, escreve sobre um golaço no futebol de verdade com os amigos.

Dias depois, quando recebe a redação de volta, a decepção: correções, vírgulas, acentos, nem um único comentário sobre a beleza que foi realizar tal feito na partida de futebol. Para tornar tudo ainda mais complexo – e frio! – a professora passou como tarefa de casa a análise sintática do texto de cada aluno. O gol genial seria agora um complexo de normas, apenas. Guilherme corre para o final de semana e só recorda de sua tarefa escolar às vésperas da segunda-feira. Na pressão, ele consegue preencher as informações — sujeito, predicado, objeto direto e tudo mais, tudo do seu jeito! Com as suas ferramentas... O que lhe garante uma passagem pela direção da escola!! Agora é o diretor quem deve lhe explicar a relevância das regras gramaticais!!! 

O desfecho de tudo isso? Bem, o que pode ser dito é que as normas são necessárias, mas não são o que move o mundo, principalmente, o mundo interior. A escola lida com um emaranhado de emoções, de crianças e jovens diversos. A torcida é para que isso seja sempre considerado. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788516085292
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 17 cm x 1 cm
Peso: 100 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Novela, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Criatividade, Escola, Professor, Língua portuguesa, Férias, Redação, Tarefa de casa
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Clube Quindim - sugestão de leitura
SOBRE CHRISTIANE GRIBEL
Foto do autor Christiane Gribel
Carioca, escritora e publicitária, escreve literatura infantil sempre com um olhar para as dúvidas e inquietações das crianças com seus pais. Ganhou o prêmio Jabuti com O pequeno Astronauta, 1988.
leia mais...
SOBRE JEAN-CLAUDE R. ALPHEN
Foto do autor Jean-Claude R. Alphen
Escritor e ilustrador, carioca, passou a infância na França, terra natal de seu pai, retornou ao Brasil, terra natal de sua mãe, onde vive desde 1976. Estudou marketing e Publicidade (ESPM) e trabalhou como caricaturista no jornal O Estado de São Paulo. Desde 1990 se dedica à narrativa literária para a infância. Foi condecorado com alguns prêmios, entre eles, 2010, com Um sujeito sem qualidades - Prêmio Glória Pondé/Livro Infantil e Juvenil, em 2017, Adélia vence a categoria Ilustração Infantil - Prêmio Jabuti, e, 2018, Super é selecionado pela biblioteca de Munich para o catálogo The White Ravens.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49