Seleções > Minhas férias, pula uma linha, parágrafo

MINHAS FÉRIAS, PULA UMA LINHA, PARÁGRAFO

Texto: Christiane Gribel

Ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Editora: Salamandra
Como resumir sessenta dias de férias em trinta linhas? E nomear as emoções numa redação? A escola e seus desafios sob o olhar de um garoto criativo, sensível e questionador.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A euforia das férias é interrompida com a retomada da rotina escolar. Guilherme volta às aulas e a primeiríssima tarefa é a redação proposta pela professora: trinta linhas sobre as férias.

Enquanto seus colegas se preparam para fazer a lição, o garoto sente-se muito incomodado: não é possível descrever em palavras o que viveu nos últimos dias. Mesmo relutando, Guilherme precisa fazer algo. Risca, rabisca, destaca a folha do caderno, e pouco tempo antes do sinal tocar, enfim, escreve sobre um golaço no futebol de verdade com os amigos.

Dias depois, quando recebe a redação de volta, a decepção: correções, vírgulas, acentos, nem um único comentário sobre a beleza que foi realizar tal feito na partida de futebol. Para tornar tudo ainda mais complexo – e frio! – a professora passou como tarefa de casa a análise sintática do texto de cada aluno. O gol genial seria agora um complexo de normas, apenas. Guilherme corre para o final de semana e só recorda de sua tarefa escolar às vésperas da segunda-feira. Na pressão, ele consegue preencher as informações — sujeito, predicado, objeto direto e tudo mais, tudo do seu jeito! Com as suas ferramentas... O que lhe garante uma passagem pela direção da escola!! Agora é o diretor quem deve lhe explicar a relevância das regras gramaticais!!! 

O desfecho de tudo isso? Bem, o que pode ser dito é que as normas são necessárias, mas não são o que move o mundo, principalmente, o mundo interior. A escola lida com um emaranhado de emoções, de crianças e jovens diversos. A torcida é para que isso seja sempre considerado. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788516085292
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 17 cm x 1 cm
Peso: 100 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Novela, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Criatividade, Escola, Professor, Língua portuguesa, Férias, Redação, Tarefa de casa
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Clube Quindim - sugestão de leitura
SOBRE CHRISTIANE GRIBEL
Foto do autor Christiane Gribel
Carioca, escritora e publicitária, escreve literatura infantil sempre com um olhar para as dúvidas e inquietações das crianças com seus pais. Ganhou o prêmio Jabuti com O pequeno Astronauta, 1988.
leia mais...
SOBRE JEAN-CLAUDE R. ALPHEN
Foto do autor Jean-Claude R. Alphen
Escritor e ilustrador, carioca, passou a infância na França, terra natal de seu pai, retornou ao Brasil, terra natal de sua mãe, onde vive desde 1976. Estudou marketing e Publicidade (ESPM) e trabalhou como caricaturista no jornal O Estado de São Paulo. Desde 1990 se dedica à narrativa literária para a infância. Foi condecorado com alguns prêmios, entre eles, 2010, com Um sujeito sem qualidades - Prêmio Glória Pondé/Livro Infantil e Juvenil, em 2017, Adélia vence a categoria Ilustração Infantil - Prêmio Jabuti, e, 2018, Super é selecionado pela biblioteca de Munich para o catálogo The White Ravens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35