Seleções > Minha família Enauenê

MINHA FAMÍLIA ENAUENÊ

Texto: Rita Carelli

Ilustração: Anabella López

Editora: FTD
Na aldeia indígena dos Enauenê-Nauê, os papéis sociais tão bem definidos fazem uma menina repensar o seu gênero por não se identificar com as atividades que as mulheres desempenham.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Filha de uma antropóloga e de um cineasta indigenista, Rita Carelli passou um tempo de sua infância com a família na aldeia indígena do povo Enauenê-Nauê, no estado do Mato Grosso. Ela e o irmão ganharam pais e irmãos indígenas com os quais aprenderam seus papéis e tarefas. Rita achava muito mais divertido ser menino do que menina. Isso porque as meninas tomavam conta da comida e das crianças, enquanto os meninos brincavam, entravam no rio e subiam em árvores. Então, ela decidiu ser um... menino.

Contrariando uma das regras do grupo, atravessou o centro da aldeia, onde só os homens podiam andar, o que surpreendeu a todos. De forma sábia, a mãe indígena de Rita resolve a situação e a menina passa a fazer parte do grupo dos meninos. Mas só até um certo momento, quando ela vê a necessidade de ser reconhecida como menina novamente.

Nesta história autobiográfica, conhecemos a trajetória de uma menina em sua jornada de autoconhecimento e amadurecimento, a cultura e os costumes do povo Enauenê-Nauê e nos deparamos com questões de gênero. O que é ser menino e o que é ser menina? Até que ponto as culturas se assemelham ou se distanciam nessas definições?

A escrita de Rita Carelli enfatiza o respeito à diversidade cultural, principalmente em relação às concepções de gênero e aos papéis designados a cada um. Contudo, o ápice é o acolhimento à menina que migra pelos grupos a partir de seus gostos e necessidades, revelando tolerância e respeito ao indivíduo. As ilustrações misturam pintura e colagem em cores vivas com elementos da cultura do povo Enauenê-Nauê.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788596016513
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25.2 cm x 19.6 cm x 0.6 cm
Peso: 240 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Prêmio White Ravens, Láurea Altamente Recomendável FNLIJ, Prêmio Aeilij - Literatura Infantil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro informativo, Biografia, Realismo crítico, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Diversidade, Cultura indígena, irmãos, Maternidade, Brincadeiras, Mãe, Diferenças, Coragem, Trabalho, Diversidade cultural, Ócio, Tempo livre, Respeito, Tolerância, Questões de gênero, Moradia e habitação, Acolhimento, Lazer, Primeiro Amor, Menino x Menina, Comunidade indígena, Aldeia
SOBRE RITA CARELLI
Foto do autor Rita Carelli
Rita Carelli nasceu em São Paulo, é atriz, diretora de cinema e de teatro, escritora e ilustradora de livros para crianças, tendo estreado na literatura para adultos com o romance Terrapreta (2021). Em sua produção o público infantil destacam-se sua colaboração na série Um dia na Aldeia, com três títulos e, entre eles Akykysia, o dono da caça contemplado o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ e a inclusão na lista do acervo White Ravens, da Biblioteca para a Juventude de Munique.
leia mais...
SOBRE ANABELLA LÓPEZ
Foto do autor Anabella López
Anabella López é uma artista argentina de coração brasileiro. Intensa não apenas nas pinceladas, Anabella nos arrebata com sua força nas cores, nos tons e mesmo no contraste das dimensões de elementos na página. Uma força que se pode dizer visceral. E por mais que López dance com seus pincéis, traços e cores conforme a narrativa, é inegável sua marcante presença pessoal em cada obra, nos tons de preto e vermelho, sempre recorrentes, sempre muito intensos. Nos elementos que remetem à arte mais primitivista, que associamos a referências africanas, mais claramente vistos em obras como A força da palmeira – ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de 2015. Anabella foi professora na Universidade de Buenos Aires e hoje ministra cursos por todo o Brasil. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35