Seleções > Milhões de gatos

MILHÕES DE GATOS

Texto: Wanda Gág

Ilustração: Wanda Gág

Tradutores: Nathalia Matsumoto

Editora: Edições Barbatana
A felicidade pode estar relacionada ao belo. Mas, o que é beleza para você? Nesta história repleta de gatos, os personagens ressignificam os seus conceitos e encontram graça e prosperidade de maneira surpreendente.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Uma senhora e um senhor muito velhos não se sentem felizes com tamanha solidão. Há a falta de algo. Certo dia, ela lhe faz um pedido: um gatinho. O senhor lhe atende e encontra no alto de uma colina:

Gatos aqui, gatos acolá.

Gatos e gatinhos em todo lugar.

Centenas de gatos, milhares de gatos.

Milhões e bilhões e trilhões de gatos

Na dúvida de qual gato mais belo levar, o homem escolhe todos e cria uma tremenda confusão. Milhões de gatos o acompanham até a casa. O casal fica apavorado e o leitor mais ainda ao presenciar uma cena cruel em que os felinos se devoram em meio à angústia.

Às vezes, o ideal de felicidade pode nos impedir de enxergarmos outras possibilidades de alcançarmos nossos objetivos, nos encaminhando para escolhas não muito assertivas e com sérias consequências. A escritora e ilustradora Wanda Gág cria essa metáfora e também contribui para a desmistificação do belo, apresentando-o como algo construído e repleto de investimento por parte dos sujeitos. A solidão compartilhada pelo casal, que mora numa casa sem vizinhos ou familiares próximos, chegou ao incômodo máximo que os fez buscar companhia. Muitos olhares são lançados ao desfecho dessa história, inclusive, pode-se conjecturar a adoção simbólica de um filho por meio do gatinho sobrevivente.

Este livro publicado originalmente nos Estados Unidos em 1928 é considerado o primeiro picture book (álbum ilustrado) americano. No Brasil, ganhou sua versão em 2018 pelas Edições Barbatana.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Estados Unidos
ISBN: 9788564155220
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17 cm x 23.5 cm x 0.6 cm
Peso: 159 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável/Tradução para crianças da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Livro sem idade, Conto
ASSUNTOS
Solidão, Velhice, Animais, Gato, Beleza, Felicidade, Fases da vida, Aparência, Terceira Idade
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Contação da história - Fafá Conta
SOBRE WANDA GÁG
Foto do autor Wanda Gág
A premiada autora norte-americana Wanda Gág teve sua infância permeada por práticas de desenho, pintura, música e leitura. Estudou no The Minneapolis School of Art e na Art Students League of New York. Trabalhou como ilustradora comercial para garantir o seu sustento e o da família. Feminista, atuou em defesa dos direitos das mulheres. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente e vem sendo exibido em espaços culturais. É autora de Gone is Gone, 1935 (publicado no Brasil com o título de Milhões de gatos, Edições Barbatana, 2018), considerado o primeiro picture book (álbum ilustrado) americano.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35