Seleções > Meu vizinho é um cão

MEU VIZINHO É UM CÃO

Texto: Isabel Minhós Martins

Ilustração: Madalena Matoso

Editora: SESI-SP
Com diferentes perfis, novos moradores chegam a um prédio residencial e passam a incomodar os vizinhos mais antigos. Uma história que permite refletir sobre o que é a normalidade e como conviver com o diferente.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Um caminhão de mudanças para em frente a um prédio e desperta a curiosidade dos moradores. Do caminhão, saem todos os tipos de caixas. No dia seguinte, chega o novo morador, um cachorro. Os pais de uma menina se incomodam com a presença dele, já que poderia soltar pelos pela escada e se coçar de forma nada educada. Mas a menina gostou dele e da generosidade que demonstrou ao levar o jornal para os vizinhos.

Novos caminhões de mudança surgem e aparecem mais moradores diferentes. Com eles, vêm as perguntas: o que é ser normal e o que é ser esquisito? Devem ser avaliados as ações, o jeito de ser ou a aparência? Quem é que incomoda nesta história? Existe problema em ser diferente? É possível a coexistência pacífica e acolhedora entre a diversidade?

A opinião que os pais da menina têm sobre os novos vizinhos não leva em consideração as suas atitudes gentis. Ao não observarem a realidade, os dois enxergam os seres a partir de suas primeiras impressões. Talvez, o normal seja ser diferente. Diante da intolerância, os incomodados que se retirem...

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2017
País: Portugal
ISBN: 9788550406794
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 20 cm x 0.3 cm
Peso: 155 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
PRÊMIOS
Recomendado pela Anistia Internacional, Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora- Melhor Ilustração de Livro Infantil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Diversidade, Amizade, Diferenças, Animais, Preconceito, Aceitação, Generosidade, Curiosidade, Respeito, Tolerância, Vizinhança, Convivência, Moradia e habitação, Acolhimento, Convivência social, Gentileza, Prédio, Apartamento, Vizinhos
SOBRE ISABEL MINHÓS MARTINS
Foto do autor Isabel Minhós Martins
Isabel Minhós Martins nasceu em Lisboa, em 1974 e, desde pequena, se interessava pelo mundo das histórias e das palavras. Queria ser jornalista, arqueóloga ou pediatra e começou a escrever ainda na infância, tendo produzido alguns textos, poemas e cartas. Escolheu o Design como curso superior e estudou na faculdade de Belas Artes. Durante sua trajetória profissional, trabalhou na área de comunicação para crianças e, em 2004, junto com alguns amigos, fundou a Editora Planeta Tangerina, focada primordialmente na publicação de livros ilustrador. Isabel já publicou mais de 30 livros e recebeu diversos prêmios, entre eles o Hans Christian Andersen em 2017.
leia mais...
SOBRE MADALENA MATOSO
Foto do autor Madalena Matoso
Madalena Matoso é uma autora e ilustradora portuguesa, formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e com pós-graduação em Design de Gráfico Editorial pela Faculdade de Belas-Artes de Barcelona. É co-fundadora do Ateliê Planeta Tangerina, que mais tarde se transformou na editora portuguesa de mesmo nome. Recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Nacional de Ilustração (Portugal), o Prêmio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora, o Prêmio Autor SPA/Livro infanto-juvenil, e menções no “Children’s Picture Books”, da Feira de Direitos de Nova Iorque e na Feira de Bolonha na categoria Arte, Arquitetura e Design. É professora de ilustração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35