Seleções > Maré baixa, maré alta

MARÉ BAIXA, MARÉ ALTA

Texto: Ana Maria Machado

Ilustração: Marilda Castanha

Editora: Global
A diversão na praia está garantida para Luísa. É bom que ela aproveite cada instante. Já, já, a maré sobe!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Na areia da praia há as pegadas de Luísa, de seus pais, de um cachorro, há até as marcas de alguém que andou por lá de sapatos! A família está de folga e se joga na delícia que é estar na praia.

Luísa faz um buraco na areia que se enche com água do mar e já se transforma num lago. Ela constrói um castelo de areia feliz da vida. Faz morro, bolos, enfeita com as algas e conchas trazidas pela maré. Seus pais? Leem sob o sol. Luísa nada entre as espumas, e quando é calmaria, consegue até ver seu pé no fundo de tão clara que a água está.

Pela maneira narrada, o desejo é de largar tudo e correr até a praia mais próxima! As palavras despertam aquela vontade de fazer nada, entregar-se ao ócio tão valioso à vida. Uma água de coco, o picolé derretendo, o vento soprando o cabelo e os pensamentos, pés descalços, o relógio está em casa, o vôlei sem treino, não há uma obrigação sequer. As ilustrações de Marilda Castanha colaboram muito para se imaginar todo o colorido que é estar de folga na praia.

Opa! Após seu mergulho no mar, Luísa volta à areia e, indignada quer saber quem destruiu parte do seu castelo. O suspeito é o cachorro, afinal, as pegadas o entregam. Mas, mal dá tempo de a investigação seguir e a maré alta desmancha tudo. É hora de ir para casa.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2002
País: Brasil
ISBN: 9788526007383
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26 cm x 18 cm x 0.3 cm
Peso: 90 g
Páginas: 16
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica
ASSUNTOS
Família, Frustração, Brincadeiras, Infância, Ócio, Tempo livre, Estações do Ano, Lazer, Praia, Recomeçar, Verão
SOBRE ANA MARIA MACHADO
Foto do autor Ana Maria Machado
Em 2019, Ana Maria Machado comemorou 50 anos de carreira literária. Graduada em Letras, lecionou na UFRJ e na PUC-RJ e iniciou sua trajetória de escritos para crianças por meio de pequenos textos publicados na revista Recreio.No período da ditadura militar, Ana Maria Machado integrou o movimento de resistência dos professores. Em 1969 foi presa, e em janeiro de 1970 partiu para o exílio na Europa. Atuou como jornalista na revista Elle de Paris e no serviço Brasileiro da BBC de Londres. Ana Maria Machado lecionou Língua Portuguesa na Sorbonne. Estudou na École Pratique des Hautes Études, e defendeu sua tese doutoral em Linguística e Semiologia orientada por Roland Barthes. Retornou ao Brasil em 1972 e trabalhou como jornalista no Correio da Manhã, no Globo e no Jornal do Brasil. Seu primeiro livro infantil Bento que Bento é o Frade foi publicado em 1977 e na companhia das publicações de Ruth Rocha, inaugurou uma nova forma de literatura destinada às crianças brasileiras.
leia mais...
SOBRE MARILDA CASTANHA
Foto do autor Marilda Castanha
Marilda Castanha formou-se em Belas Artes na UFMG e pertence a uma geração de ilustradores que começou a trabalhar com livros para crianças no final dos anos 1980. Inicialmente, utilizava bastante a técnica do desenho e da aquarela, adquirindo maior autonomia em propor um estilo mais plástico, denso e emocional, com acentuada influência de uma pintura rústica ou primitivista de matriz africana. Alia em seu trabalho o mundo objetivo e o ambiente do sujeito onírico, em diálogo direto com a percepção e a linguagem das crianças. Conquistou prêmios como o Jabuti e FNLIJ, participação em mostras internacionais em Bratislava e Sármede, além do Prix Graphique Octogone (Paris) e ter sido runner-up do Concurso Noma de Ilustração (Tóquio).
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49