Seleções > Manaus

MANAUS

Texto: Irena Freitas

Ilustração: Irena Freitas

Editora: Edições Barbatana
MANAUS narra a si mesma acentuando os seus aspectos lúdicos e exuberantes. Um convite ao cotidiano da capital amazonense em um formato criativo e divertido.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Passear pelas ruas de uma metrópole cravada no seio amazonense rende muitas histórias. Irena Freitas, em seu livro de estreia, reúne algumas experiências pessoais – e outras imaginárias – e descreve um dia inteirinho na exuberante cidade de Manaus, onde viveu.

O livro sanfonado traz, de um lado, belas, divertidas e coloridas ilustrações com poucas intervenções textuais banhadas pela linguagem local. Intercalam-se imagens de pontos turísticos, feira e ruelas, em movimentos cotidianos que de uma página para outra encaminham o leitor para as várias nuances da capital amazonense, do fervo à calmaria. Do outro lado, o livro se revela um compilado informativo sobre a cidade.

As ilustrações são acompanhadas de conteúdo sobre a fauna, a flora, o patrimônio cultural, os hábitos e costumes daquele povo. Explorar a cidade flutuante, comprar um tucunaré fresco, encontrar a mana para comer um tacacá, dançar forró e boi-bumbá, observar uma arara ou um tucano enquanto se passa pelo centro a caminho do impactante Teatro Amazonas são algumas das possibilidades trazidas pela artista.

A estética escolhida por Irena, que também assina o projeto gráfico, dá à narrativa uma voz contemporânea. Pode-se conhecer aspectos da Manaus de agora por meio deste imenso cartão postal encantado. A editora o chama de livro-cidade, é possível nomeá-lo também de livro-convite. Após a leitura, impossível não desejar sentir o gosto e o som de Manaus.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788564155275
DIMENSÕES E ACABAMENTO
12 cm x 9.5 cm x 1 cm
Peso: 50 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-objeto, Livro sem idade, Livro informativo, Livro sanfonado
ASSUNTOS
Meio Ambiente, Amazônia, Manaus, Floresta Amazônica, Fauna, Cidade, Turismo, Brasil, Patrimônio cultural, Cidades brasileiras
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Blog Clube Quindim - Artigo
SOBRE IRENA FREITAS
Foto do autor Irena Freitas
Irena Freitas é uma das escritoras e ilustradoras mais jovens do mercado editorial brasileiro. Nascida em Vitória, Espírito Santo, se mudou para Manaus ainda criança. Viajou, fez cursos fora do país, entre os quais, o mestrado em ilustração pela Savannah College of Arts and Design (USA), e retornou à capital amazonense, onde reside atualmente. Realizou trabalhos para jornais e revistas nacionais e internacionais, como: Folha de São Paulo, Corriere della Sera, Penguin Random House, The New York Times, Scriba Soluções Editoriais, The Washington Post, Edições SM Brasil, The Boston Globe, BBC Brasil, Callisto Publishing, SOMOS Educação, Usborne Publishing. Manaus, seu primeiro livro, foi publicado em 2019 pelas Edições Barbatana e enviado aos associados do Clube de Leitura Quindim.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35