Seleções > Mamãe tem medo

MAMÃE TEM MEDO

Texto: Beatrice Masini

Ilustração: Alireza Goldouzian

Tradutores: Márcia Leite

Editora: Pulo do Gato
Em um mundo cercado de perigos, Mamãe Cabra se sente muito insegura e amedrontada com o que pode acontecer com os seus três cabritinhos. Vive em estado de alerta fazendo muitas recomendações aos filhos e até conjecturando perigos imaginários.
SINOPSE MAMÃE TEM MEDO
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Mamãe Cabra é superprotetora e tem pavor do que pode acontecer com os seus três filhotes Lilo, Laila e Lulu. Passa o dia inteiro em função dos cuidados dos filhos e faz muitas recomendações: tenha cuidado, preste atenção, isso é perigoso e isso e mais aquilo! Todo esse medo é justificado por um fato assustador que aconteceu há muito tempo com uma prima distante, passado de geração a geração, contado e recontado como forma de alertar os pequenos sobre os perigos do mundo.

É tanto medo que sua rotina diária é abalada. Uma simples ida ao mercado é traumatizante, o coração da Mamãe Cabra dispara e as preocupações aparecem: – Será que fechei bem a porta? Será que alguém foi atrás de meus cabritinhos? Afinal, o mundo está cada vez mais perigoso! E, com isso, corre desesperadamente para casa e terríveis suposições passam pela sua cabeça: a queda em um poço, o carnívoro Senhor Açougueiro que adora carne tenra e fresca, e até o temível e devorador de crianças, o Seu Lobo.

A escritora italiana Beatrice Massini e o ilustrador iraniano Alireza Goldouzian trazem nesta obra uma releitura moderna do clássico conto “O Lobo e os sete cabritinhos” e referências de outras histórias como Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. Mas aqui o açougueiro é um senhor atencioso e vegetariano, e os lobos que ainda insistem em apreciar carne são vigiados de perto pela polícia. Além disso, temos disponível um precioso espaço para conversar sobre as inquietações exageradas, ou não, no cuidado com as crianças, compreender a dimensão e o impacto desse “supercuidado” e da prática tão comum nas nossas vidas que é utilizar o medo para disciplinar as crianças.

Aproveite dessa história, mas cuidado, pois... mamãe tem medo!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2015
País: Itália
ISBN: 9788564974623
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.2 cm x 19.2 cm x 0.4 cm
Peso: 159 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Família, Maternidade, Mãe, Medo, Lobo, Insegurança, Intertextualidade, Releitura, Superproteção, Cuidados, Sentimentos, Filhos pequenos
SOBRE BEATRICE MASINI
Foto do autor Beatrice Masini
Nascida em 1962, Beatrice Masini, é uma jornalista, autora e tradutora italiana de livros infanto-juvenis, sendo muito conhecida na Itália por ter traduzido para o italiano dois dos livros da série Harry Potter: Harry Potter e o Cálice de Fogo e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. O seu livro infantil Não toque na casa de bonecas publicado em 1998, recebeu o Prêmio Martinsicuro. Com mais de quarenta livros, contos e romances, Masini está entre os principais autores da literatura infantil e juvenil na Itália.
leia mais...
SOBRE ALIREZA GOLDOUZIAN
Foto do autor Alireza Goldouzian
Nascido em 1976, Alireza Goldouzian, é formado se em Design Gráfico, com mestrado em Ilustração. Tem, ao redor do mundo, muitos títulos publicados para o público infantojuvenil e, em 2005, ganhou o importante Grand Prix da Bienal da Bratislava.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53