Seleções > Madalena

MADALENA

Texto: Natália Gregorini

Ilustração: Natália Gregorini

Editora: Livros da Matriz
Na casa da vó: ócio banhado de chimarrão, abraço, soneca no sofá. Memórias construídas numa relação de cumplicidade, mesmo com ideias de tempo diferentes.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Na casa da vó Madalena, o tempo parecia correr diferente, diz a sua neta revisitando a memória. Contemplar o mundo sentada à varanda na companhia do chimarrão, por exemplo, foi um aprendizado com quem não usava relógio no pulso.

Com o passar dos anos, os hábitos de avó para neta são nutridos no cotidiano, na mesa do café, na soneca no sofá da sala, no quintal. Receitas que vó Madalena aprendeu com a sua mãe, transmitidas à neta, num livro com pouco texto e repleto de imagens. O que pode fazer o leitor pensar numa avó de poucas palavras...

Neste livro experimento é possível fazer uma viagem exploratória pelas imagens ricas em detalhes. A artista Natália Gregorini resgata a sua própria história e a reescreve neste livro ilustrado produzido durante o seu Mestrado em Poéticas Visuais (Unicamp). Natália se utiliza da técnica de gravura e relata: “Desenhei na parte interna das embalagens, que abro e limpo, para fazer as imagens com uma ponta seca (algo parecido com uma agulha). Também uso lixas”. As cores se apresentam aos poucos, destacando objetos ou cenas.

Nas famílias brasileiras a figura da avó se faz diferente, principalmente no que diz respeito às classes sociais. Em grupos com renda baixa, é comum que avós assumam os cuidados com as crianças para as mães e pais trabalharem. Em outros grupos familiares mais privilegiados, a avó pode se fazer presente no cotidiano ou ser a figura especial do final de semana, ou das férias.

Bem, no geral e na maioria das vezes, quando se pensa em avó, há um baú de recordações, sejam elas boas ou nem tanto. Com o livro Madalena, esse arsenal de lembranças vem à tona para nos provar que os registros da infância são para a vida inteira. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788566344417
DIMENSÕES E ACABAMENTO
15.5 cm x 15.7 cm x 1 cm
Peso: 200 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Infância, Amor, Memória, Velhice, Saudade, Companheirismo, Costumes antigos, Fases da vida, Lembranças, Avó, Cuidados, Vínculos Afetivos, Tempo, Terceira Idade
SOBRE NATÁLIA GREGORINI
Foto do autor Natália Gregorini
Natural de Vilhena, Rondônia, é artista visual formada pela Unicamp, onde também concluiu seu Mestrado em Poéticas Visuais.Seu primeiro livro ilustrado, Madalena, foi indicado ao Prêmio Jabuti.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35