Seleções > Limeriques das causas e efeitos

LIMERIQUES DAS CAUSAS E EFEITOS

Texto: Tatiana Belinky

Ilustração: Andrés Sandoval

Editora: Editora 34
Um mosquito quebrando um grande galho. Uma madame criando um tsunami. Que loucura é essa? São os limeriques de Tatiana Belinsky, brincando com as relações de causa e efeito.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Com forte estrondo, um grande galho

Partiu-se no velho carvalho,

Efeito do aflito

Obeso mosquito

Que se aboletou nesse galho!


Com bastante humor e desobedecendo às noções clássicas de peso, medida, força e as consequências naturais, um mosquito obeso quebra o galho de um carvalho; uma madame cria um tsunami, uma baleia jubarte vai parar em Marte; uma loucura de acontecimentos provocados pela Lei da Poesia! É desses nonsense absurdos que se trata os poemas de Limeriques de causas e efeitos.

Tatiana Belinky, uma das grandes mulheres da literatura brasileira, brinca com o princípio de que “não há efeito sem causa, e nem há causa sem efeito”, cria divertidos limeriques, poemas curtinhos de origem irlandesa, que se popularizaram no Brasil. Um clássico da literatura infantil, curtos, com apenas uma estrofe e com muito ritmo e graça.

Para ampliar o efeito humorístico, o ilustrador Andrés Sandoval criou o seu próprio laboratório repleto de engenhocas, dando vida e contemporaneidade às causas e efeitos de cada poema. Trabalhando sempre com tons de verde e preto, as ilustrações, em página dupla, transmitem leveza e movimento a cada poema, com direito a um making off nas suas páginas finais. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2008
País: Brasil
ISBN: 9788573264005
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19.6 cm x 19.6 cm x 0.3 cm
Peso: 118 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Limerique
ASSUNTOS
Arte, Nonsense, Humor, Filosofia, Disparates, Absurdo, Relações matemáticas, Grandezas e Medidas, Limeriques, Fotografia, Observar, Investigação, Poesia, Causas e efeitos, Peso e Gravidade
SOBRE TATIANA BELINKY
Foto do autor Tatiana Belinky
Tatiana Belinky (1919-2013) foi uma escritora de literatura infanto-juvenil, roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica-pau Amarelo. Fugindo da guerra civil na então União Soviética, sua família – ela, os dois irmãos e os pais - vieram para o Brasil em setembro de 1929, fixando residência em São Paulo. Durante a infância Tatiana aprendeu a falar letão, russo, alemão e iídiche. Depois aprendeu inglês e português. Tatiana Belinky é autora de mais de 250 títulos de literatura infanto-juvenil. Traduziu grandes autores russos, como Anton Tchekhov e Leon Tolstoi.
leia mais...
SOBRE ANDRÉS SANDOVAL
Foto do autor Andrés Sandoval
Formou-se em Arquitetura (USP). Trabalhou com cenografia e cinema. Desde 2001 dedica-se às artes gráficas, faz ilustrações, estampas e fanzines. Tem publicações por editoras brasileiras e estrangeiras. Desde 2006 colabora com a revista Piauí, na qual ilustra a seção "Esquina".
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35