Seleções > Leotolda

LEOTOLDA

Texto: Olga de Díos

Ilustração: Olga de Díos

Tradutores: Monica Stahel

Editora:
Abra as portas da criatividade para um mundo irreverente onde bichos, coisas e seres originais respeitam uns aos outros por suas qualidades, gostos e ações. Uma viagem além dos lugares comuns para descobrirmos e brincarmos com Leotolda.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Para fazer este livro, a escritora e ilustradora espanhola Olga de Dios usou três cores: um amarelo forte, um verde diferente, um rosa especial e desenhou três personagens também muito diferentes e especiais: Tuto, Catalina e Kasper. Quem eles são, o que eles são? Talvez uma bola, um bicho orelhudo e uma girafa de pescoço curto, talvez um pato de óculos, um brinquedo de pelúcia e um mascote com pintas pintadas pelo corpo: quem eles são, apenas o leitor poderá decidir...

Os três pretendem passar uma tarde com a amiga Leotolda, contudo ela não está em casa. Eles a procuram por toda a sala-copa-cozinha conjugada, procuram no armário-guarda-roupa que eles descobrem guardar uma passagem para outro mundo: percorrem o Parque dos Dinossauros, chegam à Praia das Sereias, ou seriam Tritões? Pois é assim, brincando com leituras e decifrações dúbias que a autora conduz o leitor a uma realidade onde pessoas, bichos, coisas e seres buscam conhecer e entender uns aos outros por suas qualidades, gostos e comportamentos próprios.

Leotolda, dizem os personagens, é grande, redonda, alegre, canta mal, diz o que pensa... Porém, Tuto, Catalina e Kasper não a conseguem encontrar nem mesmo numa ilha distante onde está o Farol do Fim da História. Seria mesmo o fim da história, sem esbarrar com a amiga Leotolda?

Ora, lembrando as peripécias do poeta e dramaturgo Luigi Pirandello, a irreverente Olga de Dios busca encenar no livro novos lugares — uma espécie de ecologia da diversidade —, renunciando estereótipos na construção das personagens, o distanciamento do leitor na construção de uma narrativa e a própria arquitetura das páginas, abertas não só à imaginação mas igualmente à ação da criança.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2020
País: Espanha
ISBN: 9788575597507
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 24.2 cm x 0.6 cm
Peso: 160 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Narrativa de fantasia, Conto
ASSUNTOS
Diversidade, Amizade, Diferenças, Representatividade, Individualidade, Companheirismo, Identidade, Animais reais e imaginários, Aceitação, Liberdade, Aparência, Autoimagem, Dinossauros, Convivência, Diversidade de gênero, Diversidade afetiva, Questões de gênero, Gênero fluido, Gênero não-binário, Seres mágicos, Sereias, Convenções
SOBRE OLGA DE DÍOS
Foto do autor Olga de Díos
Olga de Díos é uma autora espanhola, formada em arquitetura e em ilustração que se dedica unicamente à criação de narrativas e livros para crianças, desde 2014. Seu trabalho busca mobilizar, de forma lúdica, irreverente, humorada e leve, a atenção dos leitores para temas como o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável, a livre divulgação da cultura, a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diversas às normativas.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35