Seleções > Jeremias desenha um monstro

JEREMIAS DESENHA UM MONSTRO

Texto: Peter McCarty

Ilustração: Peter McCarty

Tradutores: Rosemarie Ziegelmaier

Editora: Globo
De repente, o desenho de Jeremias ganha vida: um monstro. Mas o que seria a tentativa de ganhar um amigo torna-se um pesadelo e o garoto precisa encontrar novas maneiras de fazer amizades.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Jeremias tem um quarto só para ele e de sua janela observa as crianças brincando na rua, onde nunca arrisca um futebol ou outra brincadeira. Certo dia, ele faz um desenho diferente do que estava acostumado, grande, azul: é um monstro. De verdade! Chato e inconveniente, diga-se de passagem. Jeremias sofre com seus pedidos mandões, mas só até encontrar uma solução para ter a sua paz de volta e desejo de ir à rua.

Nesta história, Jeremias é quem cria o monstro, caracterizando-o com base em seus medos. Mas é também o próprio menino que se livra da criatura horrenda, o que nos remete ao protagonismo da personagem diante dos obstáculos que surgem em sua vida.

A narrativa visual é rica em detalhes e merece ser explorada desde a capa. Entre as ferramentas subjetivas utilizadas pelo artista ressalta-se o espaço em que o protagonista desenha especificamente o monstro: Jeremias desenha na tela virtual do espaço imaginário entre o mundo dentro do livro e nós, aqui fora, ao contrário dos outros desenhos da história, que estão no papel.

Peter McCarty convida os leitores para que cada um desenhe o seu monstro e fale sobre ele. É ou não um chamado interessante para quem está enfrentando medos novos ou velhos conhecidos? É muito comum, entre crianças, que a saudade da mãe, o medo de perder o pai, a ameaça do irmão – mesmo que de brincadeira – reverberem em forma de monstro, lobo mau...

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2012
País: Estados Unidos
ISBN: 9788525051950
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25.4 cm x 25.4 cm x 0.3 cm
Peso: 230 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Solidão, Amizade, Tristeza, Monstros, Desejo, Sofrimento, Desenho, Depressão, Sociabilização
SOBRE PETER MCCARTY
Foto do autor Peter McCarty
Peter McCarty é autor e ilustrador americano, nascido em Connecticut. Ilustrou vários livros para crianças, incluindo Hondo e Fabian, um Caldecott Honor Book de 2003 e um livro do ano do New York Times Best Illustrated.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35