Seleções > Jacaré, não!

JACARÉ, NÃO!

Texto: Antonio Prata

Ilustração: Talita Hoffmann

Editora: Editora Ubu
O cotidiano de uma criança recebe boa dose de fantasia com a surpreendente presença de um... jacaré?! Esta divertida obra promete gargalhadas.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Todos os dias, Luiza cumpre seus rituais ao acordar, brincar, almoçar, ir à escola. E de cada ritual participam muitos elementos que são nomeados. São cenas comuns que de imediato podem promover uma identificação do pequeno leitor com a personagem. Mas, a inusitada presença de um jacaré entre esses elementos quebra o previsível e aquece a cena, provocando grande expectativa a cada virada de página.

A história, oriunda do cotidiano em família do cronista Antonio Prata, caminha entre a formalidade e a risadaria, como se a vida seguisse uma linha reta e de repente, pico de riso. Este conto de repetição vai colar em ti. Não somente pelo deleite que é a leitura, mas porque ganha lugar especial no bem-querer das crianças, "Lê de novo!" E, se eu fosse você, arriscaria a leitura em voz alta para um grupo de crianças (primos, colegas da escola, vizinhos). Os olhos atentos, os espantos e as gargalhadas valem tanto!

 A proposta estética visual casa muito bem com o bom-humor do texto. O traço da artista Talita Hoffmann oferece à história um lugar entre o real e a fantasia com abuso de cores, tons e formas. Apresentar diferentes artes às crianças é uma maneira de lhes conferir familiaridade com o diferente, o que provavelmente reverbera no laço social.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 2323749832784
DIMENSÕES E ACABAMENTO
11 cm x 22 cm x 33 cm
Brochura
Peso: 250 g
Páginas: 16
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Parlenda
ASSUNTOS
Família, Rotina, Cotidiano, Brincadeiras, Corpo, Consciência corporal, Hora de dormir, Arte, Jacaré e crocodilos, Animais, Hora do banho, Escola, Coleção, Alimentação, Organização, Objeto transicional, Listas, Brinquedo, Hora de comer, Vestuário
SOBRE ANTONIO PRATA
Foto do autor Antonio Prata
Antonio Prata já foi cronista de revistas e jornais brasileiros, hoje escreve aos domingos no caderno Cotidiano do jornal A Folha de São Paulo. É roteirista, e já colaborou para novelas e séries na emissora Rede Globo. No ano de 2015 escreveu o piloto da série "Os Experientes", dirigido por Kiko e Fernando Meirelles. "Os Experientes" venceu o prêmio APCA de melhor série de televisão e foi finalista do Emmy Awards. Foi um dos 16 participantes do projeto Amores Expressos, passando um mês na cidade de Xangai (China) para escrever um romance, até hoje não publicado e em 2012, foi incluído na edição brasileira da revista Granta como um dos vinte melhores escritores nacionais com menos de 40 anos.
leia mais...
SOBRE TALITA HOFFMANN
Foto do autor Talita Hoffmann
Talita Hoffmann trabalha com pintura, design gráfico e ilustração. Graduada em Design Visual, já fez projetos para Folha de S. Paulo, MTV, SESC, revista Quatro Cinco Um, Superinteressante, editora Todavia, entre outros. Já realizou exposições individuais e coletivas em lugares como Galeria Logo, MAM-RJ, MAM-RS, MIS, Fumetto International Comix Festival e Galeria Lume. Ilustrou os livros Jacaré, não! e A menina que morava no chuveiro de Antonio Prata (ambos da editora Ubu) e A  história verdadeira do sapo Luiz de Luiz Ruffato (editora FTD).
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49