Seleções > Íris uma despedida

ÍRIS UMA DESPEDIDA

Texto: Gudrun Mebs

Ilustração: Beatriz Martín Vidal

Tradutores: Daniel Bonomo

Editora: Pulo do Gato
Íris adoece e sua irmã busca entender o que está acontecendo. Nesta pequena novela familiar, a autora Gudrun Mebs nos presenteia com uma sensível história sobre a importância dos vínculos e a perda.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Naquela manhã, tudo começou de um jeito muito divertido, os olhos de Íris amanheceram vesgos, e essa estranha situação trouxe o riso às irmãs; porém sua mãe pareceu preocupada e levou Íris ao hospital. Com as poucas informações que tem, a irmã mais nova tenta descobrir sozinha o que está acontecendo com Íris e ao juntá-las tem uma surpresa: Íris está doente. 

Na busca por resguardar a caçula, os pais se esforçam ao máximo para manter a sua rotina o mais normal possível, para que a menina não se preocupe. Suas idas à escola, os jantares com pelo menos um dos pais, até as tardes com a vizinha, e agora com sua avó que veio ajudar.  

Com o avanço da doença de Íris, outras perguntas surgem na cabeça da irmã, e ela apenas deseja entender melhor o que está acontecendo. Afinal, por que o seu pai está tão triste e chora escondido? Preocupada com essa situação, a caçula tenta ajudar is pais, e procura confortar Íris, pedindo que levem o carneirinho de pelúcia à sua irmã no hospital. 

Essa comovente história é acompanhada pelas ilustrações maravilhosas de Beatriz Marrin Vidal que, com delicadeza, mostra a evolução do quadro de Íris em tons sóbrios, exceto pela presença de flores azuis que aumentam ou diminuem ao longo das páginas, até nos mostrar uma sensível explosão azul ao final da história. 

Íris, uma despedida é um livro emocionante e envolvente que permite conversarmos sobre assuntos difíceis com pessoas de todas as faixas etárias. Prepare-se para se emocionar com a escrita emocionante de Gudrun Mebs.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2012
País: Alemanha
ISBN: 9788564974142
DIMENSÕES E ACABAMENTO
11 cm x 22.2 cm x 0.8 cm
Peso: 141 g
Páginas: 80
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
PRÊMIOS
Livro Altamente Recomendado pela Fundação Fundalectura da Colômbia
TIPOS DE LEITURA
Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Novela, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, irmãos, Luto, Infância, Morte, Rivalidade Fraternal, Ciúme, Doença Terminal, Relações Humanas, Câncer
SOBRE GUDRUN MEBS
Foto do autor Gudrun Mebs
Nascida na Alemanha, em 1944, a jovem autora passou sua infância em Frankfurt . Aos 17 anos começou a estudar teatro, se tornando atriz, profissão com a qual viajou ao redor do mundo, atuando em várias peças para teatro, cinema e televisão. Nos anos 80, inicia sua carreira de autora de livros infantis, tendo rapidamente recebido vários prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como Prêmio Alemão do Livro Infantojuvenil, o Premio Austríaco de livro Infantil e o Prêmio Suíço “La vache qui lit”, esse último por Íris, uma despedida. 
leia mais...
SOBRE BEATRIZ MARTÍN VIDAL
Foto do autor Beatriz Martín Vidal
Nascida na Espanha, em 1973, teve sua formação na Universidad de Salamanca, onde se graduou em Belas Artes, antes de se especializar em ilustração na Escuela de Arte de Valladolid. Sua arte já foi selecionada para a exposição anual da New York Society of illustrators e obteve numerosos prêmios de quadrinhos e ilustração. Dedica-se principalmente ao setor editorial, ilustrando romances, contos e livros, e também publica regularmente seu trabalho em publicações jornalísticas. Atualmente trabalha em seus próprios livros ilustrados. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35