Seleções > Inveja

INVEJA

Texto: Renata Farhat Borges

Ilustração: Silvia Amstalden

Editora: Peirópolis
Sorrateira feito uma serpente, pronta para dar o bote, a inveja está prestes a envenenar uma amizade.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Roberta e Mariinha são amigas que se encontram apenas durante as férias. Roberta mora na cidade e é a filha dos donos da fazenda em que os pais de Mariinha trabalham e moram. Quando Roberta não está na fazenda, a menina vive de forma despreocupada. Brinca no barro, toma banho na caixa d'água do curral, trabalha na plantação de tomates... Mas é só ela chegar que Mariinha fica diferente.

Roberta sempre leva presentes para a amiga, como batom e continhas coloridas. Mariinha observa os pertences e a aparência, percebe como os meninos ficam encantados com a beleza da Roberta... tudo isso alimenta os sentimentos de baixa autoestima e cobiça que sente. A inveja de Mariinha surge quando se compara à amiga e se vê sem valor.

Neste livro sanfonado, vai surgindo aos poucos o corpo de uma cobra. De início, aparece o rabo, que parece inofensivo. Nos desdobramentos das páginas, outros pedaços ficam aparentes. Mas bem no clímax da história, surpresa! A cabeça está virada pronta para dar o bote. Se o leitor olhar atentamente, verá ilustrados pelo corpo todo os olhos da serpente, indicando que os sinais sempre estiveram ali, à espreita, assim como a inveja.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2011
País: Brasil
ISBN: 9788575962152
DIMENSÕES E ACABAMENTO
15.2 cm x 13.5 cm x 0.5 cm
Peso: 100 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Livro-objeto, Conto, Realismo cotidiano, Livro sanfonado, Prosa poética
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Amizade, Diferenças, Autoestima, Inveja, Cobiça, Beleza, Ciúme, Diferenças sociais, Aparência, Adolescência, Comparações
SOBRE RENATA FARHAT BORGES
Foto do autor Renata Farhat Borges
Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Como pesquisadora, dedica-se à história do livro, à criação das figuras do autor e do editor, à inovação dos suportes e, mais atualmente, às adaptações literárias para outras linguagens e seu papel na formação do leitor. Publicou seus contos no final da década de 80, em revistas literárias como Ficções e Leitura: teoria e prática, da Associação de Leitura do Brasil (ALB). Seu livro Amigagem (2009), conto em prosa poética destinado ao público juvenil, foi selecionado pela FNLIJ para o Acervo Básico 2010/categoria Criança – Produção 2009 e para o Catálogo de Bolonha 2010 – FNLIJ´s selection 47ª Bologna Children's Book Fair 2010 – categoria Ficção para jovens, e foi indicado para concorrer ao BIB Plaque/Bienal de Bratislava – 2009 na categoria Ilustração. Publicou, também em parceria com Silvia Amstalden, o conto Inveja (2010), em formato de livro-objeto. O título recebeu apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e foi selecionado para o catálogo de Bolonha 2012 e como um dos melhores livros infantis de 2011 pela FNLIJ. É editora da Peirópolis.e responsável por mais de 600 publicações.
leia mais...
SOBRE SILVIA AMSTALDEN
Foto do autor Silvia Amstalden
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Trabalha com artes gráficas, ilustração e arte-educação. Participou em 2009 da Bienal de ilustração da Bratislava (Eslováquia). Dentre os livros que publicou como ilustradora estão: Brincar com as Palavras, Convite à navegação: uma conversa sobre literatura portuguesa, Amigagem e Inveja (selecionados para o catálogo da feira de literatura infantil de Bolonha 2010 e 2012),  Muitas coisas, poucas palavras: a oficina do professor Comênio e a arte de ensinar e aprender, Quantas músicas tem a música? ou algo estranho no museu, Isso isso e Sequência, nossa vida na rua (Editora Peirópolis). Como arte-educadora desenvolveu oficinas de desenho para crianças e adultos nos SESCs Pompéia, Paulista, Barra Funda, Ribeirão Preto e Santos, no Instituto Tomie Ohtake e no ônibus-biblioteca.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35