Seleções > Homem-bicho, bicho-homem

HOMEM-BICHO, BICHO-HOMEM

Texto: Itamar Assumpção

Ilustração: Dalton Paula

Editora: Editora Caixote
Diz o músico e compositor Chico César que Itamar é um assuntão, brincando com o mundo animal e a estranha natureza das pessoas, num misto de livro de contar e poesia para fazer pensar.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Não é fácil, também não é tão difícil ver a proximidade de Itamar Assumpção com o universo infantil, quando se pensa em originalidade e uma dose de desobediência. Aos moldes, aos cânones, à forma dos formatos prontos. Os versos de suas canções, os versos de seus livros para crianças, precisam ser ouvidos e imaginados, caindo como chuva, navegando como arca pelas ruas de São Paulo, numa zona de artistas independentes que as casas mais tradicionais se recusam publicar. Itamar — e aqui me perdoem o trocadilho — tem um toque de pedra quando bate, ita, tem uma explosão de mar quando inunda, mar, detestando rótulos, um artista popular e homem de vanguarda, samba, reggae, jazz, funk, rock, uma dose de tropicalismo numa lira paulistana.

E aqui a poesia confronta homem-bicho e bicho-homem em versos que fazem a sobreposição de ideias, número, soma, mira, nomes: como um e um são dois... não terá chifre o peixe-boi? E depois dois e dois o que são, o que definem? Que o verdadeiro chupa-cabra é o carrapato. Três e três, as mangas ficam de vez... isto é, algo ainda verde, à espera, tão perto de amadurecer! Itamar desatarraxa a língua, entre as coisas e os significados, entre o óbvio e o inusitado, numa construção aparentemente sem regras.

Aos bons ouvintes e leitores, os biscoitos finos.

E encaixes. A natureza do homem é que é o bicho.

Elefante é grande, não carece andar de bonde.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 978658666604
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21.5 cm x 21.5 cm x 0.9 cm
Peso: 322 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Poesia, Numerário
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Amor pelos animais, Nonsense, Ecologia, Números, Disparates, Absurdo, Relações matemáticas, Ordem e Quantidade, Poesia, Poesia Social
SOBRE ITAMAR ASSUMPÇÃO
Foto do autor Itamar Assumpção
Cantor, compositor, instrumentista, ator, produtor musical, Itamar Assumpção nasceu na cidade de Tietê, aos doze anos foi para o interior do Paraná, mas voltaria para o estado de São Paulo e na capital contribuiria para a cena da Vanguarda Paulista, convivendo com artistas independentes que não encontravam lugar nas grandes gravadoras, nas décadas de 1970 e 1980. Mas lugar havia para todos, bastava desbravar, desbastar os lugares comuns que adentravam os ouvidos com sua poesia e o seu som. Itamar Assumpção caminhou ao lado de Arrigo Barnabé, do Grupo Rumo, do Premeditando o Breque, era um nome sempre presente nos shows do Teatro Lira Paulistana, e mostrava-se influenciado por letras e musicalidades que uniriam Adoniram Barbosa, Cartola, Jimi Hendrix, Miles Daves, Paulo Leminsky e Alice Ruiz.
leia mais...
SOBRE DALTON PAULA
Foto do autor Dalton Paula
Dalton Paula é um educador e artista visual nascido em Brasília, trabalhando com desenho, pintura, fotografia, escultura e instalações, disposto a investigar as influências da diáspora negra na história brasileira, expondo em diversos espaços e museus de São Paulo a Nova Iorque.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35