Seleções > Hoje não quero banana

HOJE NÃO QUERO BANANA

Texto: Sylviane Donnio

Ilustração: Dorothée de Monfreid

Tradutores: Monica Stahel

Editora: WMF Martins Fontes
Um filhote de crocodilo não quer comer a sua banana no café da manhã. Seus pais crocodilos criam estratégias para alimentar o faminto filhote, mas nada! A fome dele é de outra coisa.
SINOPSE
Foto do resenhista Elzilene Nóbrega
por Elzilene Nóbrega

Aquiles é um filhote de crocodilo que todos os dias come as bananas oferecidas por sua mãe, até que numa manhã, ele não aceita mais comer a fruta e deseja comer uma criança. Isso mesmo: uma criança! A mãe e o pai crocodilo oferecem outras opções de comida para que o filhote tire essa ideia da cabeça: uma salsicha gigante ou um delicioso bolo de chocolate. Porém, Aquiles não aceita nada e está obstinado a comer uma criança. O filhote, já com fome e fraco, decidi ir para o rio e lá encontra uma menina bem grande e pensa “Ah, que bom! Finalmente vou poder comer uma criança!”, mas a menina começar a fazer cócegas no pequeno crocodilo. O filhote continua com fome, mas de bananas ou crianças?

Na capa do livro, Aquiles é ilustrado com um olhar de fome, tristeza ou seria desconsolo? A ilustração da artista francesa, Dorothée de Monfreid suscita uma conversa inicial sobre a leitura da história. Na verdade, as expressões faciais do pequeno crocodilo a cada página são uma oportunidade para conversar sobre as emoções do filhote e das crianças.

Essa é uma divertida história da escritora, também francesa, Sylviane Donnio. A narrativa também possibilita o diálogo sobre a falta de apetite das crianças, visto que é comum algumas resistências dos pequenos em relação à rotina alimentar. Assim como Aquiles, algumas crianças têm dificuldades em aceitar as opções oferecidas pelos pais e insistem em uma ideia fixa de comer algo. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2008
País: França
ISBN: 9788578270032
DIMENSÕES E ACABAMENTO
12 cm x 27 cm x 0.4 cm
Peso: 220 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Anedota
ASSUNTOS
Família, Jacaré e crocodilos, Animais, Alimentação, Hábitos alimentares, Introdução alimentar, Filhos pequenos, Educação dos filhos
SOBRE SYLVIANE DONNIO
Foto do autor Sylviane Donnio
Começou a escrever seu primeiro livro infantil aos oito anos. Depois de estudar Direito Público e vários empregos na administração - e depois de se tornar mãe de três filhos – veio "Je mangerais bien un enfant", no Brasil, "Hoje não quero banana".
leia mais...
SOBRE DOROTHÉE DE MONFREID
Foto do autor Dorothée de Monfreid
Designer e escritora, é formada pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris. Dedica-se à escrita e ilustração de livros infantis. Publicou mais de 50 livros. Uns de seus títulos publicados no Brasil são os livros O cachorro do coelho e Noite escura.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35