Seleções > Histórias de Bicho feio

HISTÓRIAS DE BICHO FEIO

Texto: Heloisa Seixas

Ilustração: Daniel Bueno

Editora:
Seis contos sobre o cotidiano nada convencional de alguns animais, num recorte fictício e muito bem-humorado. Qualquer semelhança com as angústias humanas, pois bem, não será mera coincidência.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Este é o primeiro livro de Heloísa Seixas, escrito especialmente para crianças com protagonistas animais revestidos de dilemas humanos. Já a primeira narrativa retrata a saga da formiga, que sofre por ter uma bunda muito grande e , ao contrário de sua família, busca por alimentos light na casa onde moram pois acreditam que contribuirão para sua saúde e forma física.

Há a história contada por um tubarão gente fina chamado Astolfo, com cento e trinta e quatro irmãos gêmeos, ao nadar para longe de sua mãe, ele aprenderá no susto o quanto os homens são perigosos. O terceiro conto fala a respeito de um gatinho preto, feio e corajoso, adotado por uma garotinha que cuida dele com todo o carinho até que ele se torna um animal com porte de rei! Na sequência, o leitor é apresentado a um morcego nada convencional. Imagine um animal noturno como ele é, gostar de praia e de sol? Manso e musical feito a bossa nova? Na penúltima história, o menino João faz uma investigação sobre o único pernilongo que consegue alcançar o décimo quarto andar. Por fim, o sexto conto: uma salamandra albina, que divide espaço com vários outros bichos feios no quintal de Isabel.

Em seu mundo de revelações, a menina quer saber mais sobre salamandras e descobre uma boa pista para o mundo da fantasia. Nesta trama, o feio e o belo, o certo e o errado estão em suspenso para análise do leitor. A ficção é um dos meios mais interessantes para conversar com as crianças. Através da fantasia, das histórias inventadas, as infâncias alcançam a realidade com mais propriedade. Para a criança, absolutamente tudo é brincar, inclusive as pautas mais sérias. É um outro universo, outra linguagem. Este livro é um instrumento que pode auxiliar no resgate do lúdico, sem repostas prontas, mas trazendo provocações e conjecturas. É ler um conto de cada vez e você também ficar com pulgas atrás da orelha.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2006
País: Brasil
ISBN: 9788574062594
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.5 cm x 15.5 cm x 0.5 cm
Peso: 137 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Fábula e história de animais, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Diversidade, Corpo, Diferenças, Amor pelos animais, Meio Ambiente, Beleza, Aceitação, Alimentação, Aparência, Autoimagem, Preservação da natureza, Adoção, Animal de estimação, Bicho de estimação
SOBRE HELOISA SEIXAS
Foto do autor Heloisa Seixas
Graduada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, Heloisa atuou no jornal O Globo, na agência de notícias UPI e também na assessoria de imprensa da ONU. Como escritora, publicou romances, crônicas, contos e livros dedicados à infância, por várias editoras. Heloisa também realizou trabalhos como tradutora e foi finalista do Prêmio Jabuti por quatro vezes. Em 2017 foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura.
leia mais...
SOBRE DANIEL BUENO
Foto do autor Daniel Bueno
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). É ilustrador e professor, tendo publicado em mais de 50 revistas do país e ilustrado mais de 30 livros. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e exterior. Participou de exposições coletivas em diversos países Autor de artigos sobre ilustração e desenho - publicados em blogs, publicações científicas e  revistas como Bravo!, Revista da Cultura e Quatro Cinco Um -, ministra cursos práticos e teóricos de artes gráficas. Participou do documentário sobre a ilustração brasileira Entrevistas do sair à luz, lançado em 2021. Em 2020, seu trabalho foi destaque na revista de ilustração 3x3 (EUA), com entrevista, artigo e portfólio em vinte páginas. É professor da EBAC desde 2016.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35