Seleções > Histórias da Preta

HISTÓRIAS DA PRETA

Texto: Heloisa Pires Lima

Ilustração: Laurabeatriz

Editora:
Reunindo informações históricas, relatos pessoais e reflexões críticas, o livro nos faz pensar sobre como é ser negro no Brasil e desconstrói ideias do senso comum em uma luta antirracista.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Apelidada de preta por sua tia, uma menina levanta questões como: "ser negra é como me percebem? Ou como eu me percebo? Ou como vejo e sinto me perceberem?" e "quem inventou a cor das pessoas?". Reunindo informações históricas, relatos pessoais e reflexões críticas, os textos abordam aspectos relevantes sobre a diversidade cultural e religiosa, o entendimento do senso comum a respeito da África e da afrodescendência, a representação do negro/preto na literatura, o racismo, a infância, entre outros assuntos. As ponderações da personagem são necessárias. Ela embasa sua fala tanto na vivência quanto no estudo, e apresenta ao leitor ideias, que, dependendo qual seja o lugar de escuta, talvez não sejam familiares e, por isso mesmo, são tão importantes. Antirracista e imprescindível, essa leitura questiona o uso da palavra "etnia", que é socialmente compreendida com um sentido neutro. Também apresenta lendas sobre a criação do mundo dos povos africanos Shilluk, Bambara e Dogon, ressaltando a quantidade de povos com histórias e culturas diferentes que costumam ser reduzidos a um só. De qual África as pessoas negras descendem?, ela se pergunta e tenta resgatar as raízes. Em um dos capítulos, a escritora chama a atenção para a representação dos negros/pretos nas histórias contadas nas escolas. Quando aparecem, costumam ser apresentados como dominados. Falta protagonismo negro, ainda mais com figuras bem sucedidas, o que é relevante para o empoderamento negro, além de ampliar a concepção do que é ser negro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2005
País: Brasil
ISBN: 9788574062426
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26 cm x 20 cm x 0.6 cm
Peso: 322 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável FNLIJ, Prêmio Adolfo Aizen, Prêmio José Cabassa
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Livro informativo, Realismo crítico, Realismo histórico, Conto, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Representatividade, Cultura negra, Identidade, Preconceito, Ancestralidade, História Geral, Protagonismo feminino, Discriminação, Tempo dos escravos, África, Cultura africana, Racismo, História do Brasil, Personalidades históricas
SOBRE HELOISA PIRES LIMA
Foto do autor Heloisa Pires Lima
Formou-se em psicologia na PUC e em Ciências Sociais na USP, onde também concluiu mestrado em Antropologia e doutorado em Antropologia Social. Criou o Selo Negro Edições, do Grupo Summus Editorial, onde trabalhou como editora entre 1999 e 2000.
leia mais...
SOBRE LAURABEATRIZ
Foto do autor Laurabeatriz
Artista plástica e ilustradora, nasceu no Rio de Janeiro, mas reside em São Paulo há muitos anos. Ilustrou seu primeiro livro infantil em 1984 e até aqui são dezenas de títulos para diversas editoras brasileiras.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35