Seleções > Histórias Extraordinárias

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS

Texto: Edgar Allan Poe

Tradutores: Clarice Lispector

Editora: Nova Fronteira
Mistério, assombro e inusitado embalam os contos da coletânea mais famosa de Edgar Allan Poe e maior referência de narrativas policiais, psicológicas e de horror. Em uma edição que conta com a tradução de Clarice Lispector.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Em uma atmosfera sombria, misteriosa e, por vezes, sobrenatural, a coletânea tem 18 contos de suspense em que predominam o inusitado e a estética gótica. Grande referência para os romances psicológicos, policiais e de horror, é possível identificar como esses contos são influência para muitas histórias posteriores. Com métodos dedutivos e analíticos para resolver enigmas, o detetive Dupin do conto Os crimes da rua Morgue inspirou a criação de vários detetives na literatura policial, como Poirot, de Agatha Christie, e Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle. Também é possível estabelecer uma conexão entre O retrato oval e O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, em que há a duplicação de personagens reais e retratados.

O assombro toma diferentes formas nestas histórias, seja pela loucura ou pela obsessão, como pelo fantasmagórico. O suspense aumenta gradualmente até o clímax e desfecho das narrativas, o que fez do escritor referência também em seu estilo narrativo, com suas histórias curtas, sem enredos paralelos e com muito impacto. Poe foi um dos autores que contribuiu bastante com o gênero literário conto e, inclusive, fez um ensaio teórico sobre as características desse estilo.

A maioria dos contos é precedido de um preâmbulo que ambienta o que está por vir. Segundo o escritor Julio Cortázar, a intensidade dos contos de Poe é obtida por meio de conflitos trágicos, fatalidades misteriosas e certas faculdades (como a capacidade analítica do detetive Dupin). Todas as narrativas têm em comum a adrenalina e a sensação de curiosidade aguçada, que não permitem deixar o livro de lado.

A coletânea Histórias Extraordinárias, a mais famosa de contos de Edgar Allan Poe, foi o resultado de uma compilação realizada por Charles Baudelaire, um grande admirador de seu trabalho, em 1856. Baudelaire reuniu contos que foram publicados em diversos periódicos estadunidenses e deu à obra este título, que até hoje é utilizado nas antologias publicadas. A compilação não segue a seleção do livro organizado pelo próprio autor, Tales of the Grotesque and Arabesque (Contos do grotesto e do arabesco). Os contos presentes nas várias edições brasileiras do livro não são os mesmos. Alguns deles se repetem, como o conto O gato preto. Outros podem aparecer em uma edição e não estar em outra. Esta foi traduzida pela célebre escritora Clarice Lispector.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2016
País: Estados Unidos
ISBN: 9788520927366
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17.8 cm x 10.7 cm x 1 cm
Peso: 200 g
Páginas: 136
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para sentir medo
GÊNEROS
Narrativa de mistério, Narrativa de horror, Narrativa de fantasia, Conto
ASSUNTOS
Surpresa, Suspense, Medo, Mistério, Violência, Crueldade, Fantasia, Loucura, Terror, Saúde mental, Imaginação
SOBRE EDGAR ALLAN POE
Foto do autor Edgar Allan Poe
Mestre das histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero de ficção policial.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35