Seleções > Haicobra

HAICOBRA

Texto: Fabio Maciel

Ilustração: Márcio Sno

Editora: Bambolê
Em quantas partes a palavra cobra pode se desdobrar? Este é o jogo deste livro que fala de um bicho que existe e que não existe, a não ser em nossa imaginação e brincadeiras com uma folha de papel.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Imagine um livro que você abre, abre, reabre, desdobra e vira uma cobra de papel – pois esta é a proposta de Fabio Maciel e Márcio Sno em um livro-brinquedo que se chama Haicobra, que nos faz lembrar não só os pequenos e velhos poemas japoneses numa espécie de trocadilho mas também a brincadeira de formar uma nova palavra com outras duas já existentes: haicai + cobra = haicobra, uma palavra-valise onde cabem duas ou mais coisas numa só!

É uma coleção de poemas ou um bicho que nos dá essa obra? Fabio Maciel escreveu os versos que falam do bicho real que se arrasta pelo chão, a cobra cheia de escamas, veneno e perigos, que vive no mato e não é muito frequente nas cidades; depois evoca duas personagens do folclore, a cobra de fogo ou Boitatá da região sul e a cobra grande Honorato das lendas amazônicas. Mas cobra também é uma palavra de muitos significados, é um pedaço de linguagem – e, por que não, um pedaço de papel colorido e imagem? 

É assim que o livro Haicobra vai se distinguindo: vale lembrar que, na categoria dos livros que se desdobram, são quase sem fim as possibilidades de jogar com a forma e com o conteúdo. Para se transformar em algo mais interessante, uma simples folha de papel que parece ter apenas dois lados, frente e verso, vai sendo multiplicada em porções menores que denominamos páginas. Dobrar e abrir páginas é o que permite criar objetos de leitura para brincar também com as mãos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788569470250
DIMENSÕES E ACABAMENTO
11.5 cm x 16 cm x 1 cm
Peso: 150 g
Páginas: 12
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-objeto, Livro-brinquedo, Poesia, Livro sanfonado
ASSUNTOS
Folclore, Haicai, Poesia, Cobra
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Porfólio de Fábio Maciel | Haicobra
SOBRE FABIO MACIEL
Foto do autor Fabio Maciel
Fabio Maciel nasceu no Rio de Janeiro e nos últimos anos tem se dedicado à ilustração e projetos gráficos de livros para crianças e jovens leitores, em parceria com Patrícia Melo, com o Estúdio Varal. Também foi editor e colaborador de publicações independentes como fanzines trabalhando com poesia, contos, desenho, pintura e impressão com materiais diversos.
leia mais...
SOBRE MÁRCIO SNO
Foto do autor Márcio Sno
Márcio Sno nasceu em São Paulo e é jornalista de formação, fez desenhos para bandas de rock, quadrinhos, fanzines, brinquedos de papel e outros tipos de publicação independente, em um nicho de trabalho criativo que conhece desde 1993, tornando-se uma referência para muita gente. É autor do livro O universo paralelo dos zines (2015) e do personagem Encostinho (2016), sempre disposto aos bons conselhos.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35