Seleções > Haicais visuais

HAICAIS VISUAIS

Texto: Nelson Cruz

Editora: Positivo
Há muita coisa de vago e de vento passando, flores de fogo, luares, gatos, aviões de papel e pensamento que escapam de uma imagem a outra, de uma história a outra que não foi totalmente contada, apenas sugerida.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

O trabalho de Nelson Cruz se recria curiosamente num livro de imagem onde brevíssimas narrativas em quadrinhos evocam os velhos versos da tradição oriental. Bem conhecido por sua estrutura de três linhas poéticas, a força do haicai não vem exatamente dessa organização como muita gente pensa — a dinâmica, a graça e também o humor nascem do intervalo entre a descrição de uma cena casual e o desenlace que transmite uma ideia inesperada. É nesse movimento que o escritor e ilustrador mineiro também parece se inspirar, oferecendo um jogo entre o título e a sequência de uma narrativa insólita. 

Desde modo, o olhar não mergulha solitariamente nesses haicais visuais. Cada título dá conta de anunciar a trama da intertextualidade para os leitores, como “A hora da estrela” ou “Magritte ao vento” que se apropriam do título de um romance moderno de Clarice Lispector ou fazem homenagem ao famoso pintor francês do Surrealismo. Em outro momento, temos que adivinhar mais a fundo: quem será a criatura de pele negro-azulada com mãos de unhas ferozes que encontra uma mensagem dentro de uma garrafa na beira da praia? Lembraremos de aventuras de náufragos, uma ilha misteriosa ou peça de Shakespeare? O que teria lido naquele papel vindo de longe?

E há outras possibilidades de fruição poética, como “Sonho de casa” que sugere leituras sociais e políticas, ou “Três gatos” que é o ponto alto dos haicais em imagem, permitindo ao leitor ver simplesmente três gatos ou três aparências de um gato só... Mantendo o clima da “licença poética”, o pensamento aqui vagueia ora lúdico, ora filosófico, em novas liberdades com o universo do haicai.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788538592532
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 24 cm x 0.2 cm
Peso: 320 g
Páginas: 60
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Ilustração, Premio FNLIJ - Imagem Hors-Concours
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Poesia
ASSUNTOS
Surpresa, Nonsense, Humor, Haicai, Filosofia, Imagem, Absurdo, Intertextualidade, Poesia
SOBRE NELSON CRUZ
Foto do autor Nelson Cruz
Artista plástico, chargista, escritor e ilustrador, possui um traço bastante característico do cartum e da charge jornalística, oferecendo em sua ilustração ângulos sempre drásticos e dramáticos que dirigem o olhar do leitor. Desde 1998 ilustra para o mercado editorial. Em 2002, foi indicado ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração e, em 2004 e 2012, foi indicado para a Lista de Honra do IBBY, International Board on Books for Young People, ambas as indicações pela FNLIJ, seção brasileira do IBBY. Em 2012, os originais do livro Alice no telhado, de sua autoria, participaram, junto com ilustradores de vários países, da exposição Tea with Alice, homenagem aos 150 anos do livro Alice no país das maravilhas, no Museu de História de Oxford, Londres. A mesma exposição foi montada na Fundação Gulbenkiam, em Lisboa. Vem recebendo diversos prêmios, tanto em texto quanto em ilustração, nos certames do Jabuti e da FNLIJ.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35