Seleções > Haicai do Brasil

HAICAI DO BRASIL

Texto: Adriana Calcanhotto (org.)

Editora: Edições de Janeiro
Haicai, invenção japonesa, é uma das formas de poesia mais praticada no Brasil. Nesta antologia, Adriana Calcanhotto reuniu nomes diversos da poesia brasileira que se arriscaram à potência do instantâneo.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Adriana Calcanhotto, artista responsável pela organização e ilustração desta publicação, explica que: “O haicai do Brasil são dezessete sílabas de invenção e esta antologia não pretende esgotar o assunto senão espalhar o pólen do haicai, oriental, ancestral, moderno, contemporâneo, brasileiro, entre os novos leitores e escritores da poesia do Brasil”. Entre os trinta e três nomes do compêndio, estão: Paulo Leminski, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Teruko Oda, Décio Pignatari e Maria Valéria Rezende. Artistas com mania de entortar palavra. São diversos os modos como as poetas e os poetas brasileiros registram seus dizeres, assim como plurais somos nós e o que se passa por dentro de cada um. Estrela Ruiz Leminski fecha o livro com:

infelicidade:

só o teu cachorro

estava com saudade

Eduardo Coelho, professor de Literatura (UFRJ), assina um importante posfácio com notas sobre o percurso do haicai no Brasil. Segundo o pesquisador, esta categoria poética surgiu com o intuito de registrar o breve e o exato. Havia o objetivo de trazer às artes, de um modo geral, os traços das mudanças socioculturais do início do século XX. E a linguagem do haicai representa a tentativa de apreensão da concisão, como o dizer imediato do cerne de uma cena. Eduardo descreve um panorama do haicai passando pelos poetas que compõem esta edição, que dialoga com a história da própria poesia brasileira.

Apresentar uma obra como esta às crianças é aproximá-las de um dizer poético único. É dizer a elas que a literatura é também brincante, livre para interpretações, errante e tocante. Mostrar que Manuel Bandeira e Drummond, por exemplo, podem ser lidos de outra maneira. É demonstrar a imensidão da poesia no Brasil. Trata-se de um livro que informa e eleva o conhecimento do leitor, como também eleva seu repertório estético e seu orgulho pela cultura brasileira.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788567854038
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 22.2 cm x 1.6 cm
Peso: 499 g
Páginas: 168
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Poesia
ASSUNTOS
Cotidiano, Natureza, Haicai, Espaço urbano, Poesia, Antologia
SOBRE ADRIANA CALCANHOTTO (ORG.)
Foto do autor Adriana Calcanhotto (org.)
Uma das mais versáteis artistas brasileiras, Adriana Calcanhoto é cantora, compositora, escritora e ilustradora. Já gravou discos e fez shows para adultos e também para o público infantil.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35