Seleções > Greg, o menino que morava em um trem

GREG, O MENINO QUE MORAVA EM UM TREM

Texto: Ana Luiza Badaró

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Tigrito
Nesta história delicada, acompanhamos o trem da vida, que ora sobe colinas, ora desce morros, e, às vezes, ao passar em túneis, tudo escurece e turva a vista.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Greg mora em um trem com seu pai e sua mãe, e a vida dessa família atravessa pontes, morros, túneis escuros, seja em dias ensolarados ou dias de temporais. E essa é a metáfora da vida, cheia de encantos e desencantos, encontros e desencontros, de emoções e surpresas. Greg observa e vive tudo isso. 

Quando o trem atravessa um túnel longo e escuro, haverá sempre o despontar de um desafio: antigos vagões que se separam, novos vagões que se conectam, moradores que chegam e moradores que partem e, por mais que Greg estranhe tudo isso, logo se acostumará, aprendendo a brincar e conviver com todo esse alvoroço, fortalecendo os laços de afeto mesmo em meio. 

Nessa alegoria sobre as mudanças inevitáveis da vida, a escritora Ana Luísa Badaró, que também é neuropsicóloga, nos coloca diante de um tema difícil: a separação dos pais, a despedida de amigos e as transformações que ocorrem na vida das crianças com a quebra de vínculos. Há momentos de muita tristeza, representados pelo túnel, sempre escuro; momentos de alegria com a entrada de novas personagens no trem, representando os novos vínculos que são criados, mas sempre com o trem continuando sua viagem, assim como a vida.

As ilustrações de Odilon Moraes, em aquarela, nos mostram a movimentação desse trem, refletindo as emoções de Greg com cada acontecimento nessa viagem, com seus altos e baixos, seus dias de sol e seus dias de chuva. Após se emocionar com esse texto, de uma coisa podemos ter certeza: mudar as nossas vidas, as nossas conexões afetivas, repentinamente não é nada fácil, mas o trem da vida sempre seguirá seu caminho.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9786580567072
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 16 cm x 5 cm
Peso: 280 g
Páginas: 50
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável - Criança da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, irmãos, Mãe, Amadurecimento, Separação dos pais, Meios de transporte, Quebra de Vínculos, Pai, Trem, Madrasta, Padrasto
SOBRE ANA LUIZA BADARÓ
Ana Luiza Badaró é formada em Psicologia pela PUC-Rio, com especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. É sócia fundadora da escola Os Batutinhas, sendo diretora da mesma por 23 anos. Apaixonada por literatura e consciente de sua importância na formação das crianças, ela decidiu juntar sua experiência na psicologia para escrever histórias, sempre com assuntos delicados discutidos de forma lúdica e descontraída.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35