Seleções > Gordon e Tapir

GORDON E TAPIR

Texto: Sebastian Meschenmoser

Ilustração: Sebastian Meschenmoser

Tradutores: Karina Jannini

Editora: WMF Martins Fontes
Dois companheiros de apartamento muito diferentes, um Tapir selvagem e um Pinguim muito organizado. Como equilibrar essa convivência e aprender a respeitar o espaço do outro?
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Uma inesperada amizade entre Gordon, um pinguim muito organizado, e Tapir, que gosta de uma boa bagunça, é o cerne desta história cheia de reflexões sobre convivência, diferenças e tolerância. Ah!, um tapir, para quem nunca ouviu falar é o maior mamífero terrestre do Brasil, conhecido popularmente como anta. Um certo dia, cansado da desorganização de Tapir, Gordon o procura para falar sobre tudo o que o incomoda, uma lista interminável de reclamações. Não dava para continuar assim!

Tapir também expõe as suas insatisfações e o desconforto com a mania de organização exagerada do amigo, além de notar que Gordon tem vergonha dele e nunca o convida para participar de seu Clube de Amigos: um bando de pinguins meio esnobes, com óculos nos bicos, gravata, cachecol, colete de lã e casaca. Tantas divergências geram conflitos que fragilizam essa amizade. Na manhã seguinte, Tapir sai para trabalhar e não encontra Gordon no seu posto como de costume. Onde teria se metido o amigo? À noite, quando Tapir volta para casa, encontra o quarto de Gordon vazio e uma carta endereçada a ele… Tamanhas diferenças de personalidade e de percepções de mundo exigirão um esforço de ambos os lados para fazer essa relação dar certo. O que um pode aprender com o outro, tornando essa convivência harmônica?

Com texto e ilustrações do alemão Sebastian Meschenmoser, temos um livro lindo e uma história divertida composta de belíssimas imagens ora cheias de vida e cores, ora cinzentas que retratam a polarização e os diferentes pontos de vista: um lado sempre minuciosamente organizado e o outro, descuidado, para alguns, uma terrível bagunça, para outros, um jeito singular de organização.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2020
País: Alemanha
ISBN: 9788546900954
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19 cm x 21.6 cm x 1 cm
Peso: 476 g
Páginas: 60
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Livro sem idade
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Amizade, Mau-humor, Diferenças, Resolução de conflito, Humor, Animais, Aceitação, Pinguim, Respeito, Tolerância, Convivência, Manias
SOBRE SEBASTIAN MESCHENMOSER
Foto do autor Sebastian Meschenmoser
O jovem artista alemão, nasceu em 1980 na cidade de Frankfurt. Entre 2001 e 2008 se dedicou ao estudo de artes, passando pela Academia de Belas Artes de Mainz. Em sua obra é marcante as figuras de animais, como em seus livros: Três desejos para o Sr. Pug e Gordon e Tapir. Foi indicado duas vezes ao Prêmio de Literatura Infantojuvenil Alemã, o Jugendliteraturpreis. Meschenmoser já teve obras reunidas em exposições individuais e coletivas e é considerado um dos ilustradores mais bem-sucedidos da Alemanha.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35