Seleções > Girafas

GIRAFAS

Texto: Jean-Claude R. Alphen

Ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Editora: Brinque-book
Para que serve um livro de contar? Fixar o nome dos números e a noção de quantidade. Mas também se pode brincar com cores, formas e um jeito todo especial de fazer um adulto desenhar uma, duas, muitas girafas...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Certamente todos os leitores de histórias para crianças conhecem a cena do principezinho pedindo “por favor, desenha-me um carneiro” ao escritor-aviador no meio de um imenso deserto. A cena chega a compor, na literatura, uma espécie de arquétipo ou lugar comum, pondo-nos frente a frente aos desejos da criança e aos desafios do adulto a respeito dela.

E tanto será maior o desafio quanto maior o animal — como uma girafa! Ou várias, pois uma só não basta para provar que o papai é o melhor desenhista de girafas do mundo: logo são duas, três e basta pedir com jeito: quatro, cinco, seis, mas dá a maior confusão quando se tem sete girafas com chapéu e nariz de palhaço. O combinado era só girafas, oito, nove, por que não chega logo e faz dez?

Brincando com a interação entre um pai e a criança — será um menino, uma menina, quem possui mais artimanha para manipular um adulto? — Jean-Claude relembra sua própria relação com o pai francês, neste livro que é um numerário ou livro de contar com a função de fixar a aprendizagem dos algarismos que representam unidades e quantidades. De um a dez, em meio às imagens, uma girafa ou outra tem torcicolo de pescoço ou fica sem cabeça no desenho, ao mesmo tempo que as páginas exibem primeiro as cores primárias (amarelo, vermelho, azul) e secundárias (verde, roxo, laranja), vindo depois pintar o sete e toda a confusão!

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788574126296
DIMENSÕES E ACABAMENTO
29 cm x 18.5 cm x 0.4 cm
Peso: 176 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Conhecimento, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Numerário, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Brincadeiras, Animais, Números, Cores e Formas, Relações matemáticas, Ordem e Quantidade, Pai, Girafa
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Revista Crescer | 5 livros para ler e brincar
SOBRE JEAN-CLAUDE R. ALPHEN
Foto do autor Jean-Claude R. Alphen
Escritor e ilustrador, carioca, passou a infância na França, terra natal de seu pai, retornou ao Brasil, terra natal de sua mãe, onde vive desde 1976. Estudou marketing e Publicidade (ESPM) e trabalhou como caricaturista no jornal O Estado de São Paulo. Desde 1990 se dedica à narrativa literária para a infância. Foi condecorado com alguns prêmios, entre eles, 2010, com Um sujeito sem qualidades - Prêmio Glória Pondé/Livro Infantil e Juvenil, em 2017, Adélia vence a categoria Ilustração Infantil - Prêmio Jabuti, e, 2018, Super é selecionado pela biblioteca de Munich para o catálogo The White Ravens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35