Seleções > Gente de cor, cor de gente

GENTE DE COR, COR DE GENTE

Texto: Mauricio Negro

Ilustração: Mauricio Negro

Editora: FTD
Um livro de imagem, dezenas de cores de pele e emoções partilhadas. A arte a favor da quebra da homogeneidade racial e do respeito à diversidade.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Este livro de imagem oferece o silêncio necessário para a leitura de uma das nuances da sociedade brasileira. Construída predominantemente sobre os preceitos europeus e o regime escravocrata, ainda hoje, ela se encontra às voltas para desconstruir um padrão de cor de gente. Por séculos, a cultura foi injetada de que haveria um lugar destinado aos privilegiados brancos e outro, dos subordinados pretos.

Maurício Negro entra no debate e equivale personagens de cores diversas para nos dizer, entre outras coisas, que as pessoas possuem várias cores e que diante da diversidade de emoções que a vida nos oferece, somos todos iguais. Parece óbvio, mas num país em que ainda há quem acredite que “lápis cor de pele” é aquele de tom roseado, e que ainda reproduz pequenas violências como esta às crianças e jovens, necessita, de verdade, de ferramentas como este livro para auxiliar nas discussões sobre raça e etnia.

Ao longo das páginas, uma mesma situação corriqueira ou emoção é partilhada por duas personagens em páginas duplas. Ambas, de cores diferentes, vivenciam a mesma situação, cada uma, do seu jeito, com traços que as aproxima. O artista explora as várias cores possíveis aos tons de pele. Um chamado à leitura compartilhada em família ou na escola. Os ruídos que a experiência de ler junto provoca, podem sinalizar um importante disparador de transformações sociais, tão urgentes no país.

A humanidade colocada à prova das emoções num recorte étnico e racial importantíssimo ao Brasil, e que em passos lentos tenta aprender sobre a sua própria origem e sobre a relevância do respeito à diversidade para o seu firmamento enquanto um país democraticamente mais viável. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 859600985
DIMENSÕES E ACABAMENTO
29.4 cm x 22 cm x 0.4 cm
Peso: 490 g
Páginas: 35
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Livro-imagem, Livro sem idade, Realismo crítico, Crônica, Imagiário
ASSUNTOS
Diversidade, Protagonismo negro, Humor, Representatividade, Identidade, Preconceito, Tolerância, Discriminação, Racismo
SOBRE MAURICIO NEGRO
Foto do autor Mauricio Negro
Artista visual, escritor, designer gráfico e pesquisador. Tem realizado projetos relacionados às matrizes culturais brasileiras e à natureza. Colaborou com mais de cem livros de escritores brasileiros e estrangeiros ao longo de mais de vinte anos. Participou de diversas exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Faz monotipias, colagens e pirogravuras. Recebeu diversos prêmios e certificações, como o White Ravens, o NOMA, o prêmio Jabuti, entre outros. Há mais de vinte anos coordena o Negro Design Studio na elaboração de projetos no segmento editorial, audiovisual e sociocultural. É consultor de literatura indígena e membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49