Seleções > Gente, bicho, planta: o mundo me encanta

GENTE, BICHO, PLANTA: O MUNDO ME ENCANTA

Texto: Ana Maria Machado

Ilustração: Mauricio Negro

Editora: Global
Ana Maria Machado conta alegoricamente como a natureza se formou, numa briga da terra com ar, e alerta para os desequilíbrios que vira e mexe o homem provoca. Traz também outras histórias de pessoas que lutam para entender e auxiliar a vida no mundo.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Esta é uma coletânea com três contos de Ana Maria Machado. Em cada história, um universo particular é aberto pela escritora e compartilhado com os leitores para falar um pouco de ciência e da humanidade imiscuída nas coisas do mundo. O livro teve sua primeira edição em 1984, com ilustrações de Walter Ono, e agora conta com as imagens mixadas digitalmente por Maurício Negro. Frase a frase, o texto une a narração com recursos da rima e do eco, resgatando o sabor de produções da escritora na pioneira revista Recreio, publicada continuamente de 1969 a 1981.

A primeira narrativa — “De pergunta em pergunta” traz um caso vivido por Thomas Huxley, cientista naturalista inglês, cujo nome a autora decidiu adaptar para a forma professor Tomás. No interior do país, em certa localidade rural, nada ia tão bem nem mal, não acontecia uma abundante riqueza nem a pobreza extrema, e essa estranha estabilidade se converte num mistério que o Huxley deve investigar. E o olhar arguto do professor descobre que existe uma relação íntima entre os hábitos da pequena sociedade e natureza: como os graus de parentesco e o número de casamentos influenciam a vida animal, vegetal e a economia.

No conto “Um problema chamado coiote”, repete-se a mesma preocupação a respeito do equilíbrio ecológico. Desta vez, o cenário é o faroeste americano e a luta dos criadores de ovelha para acabar com os predadores do rebanho; no entanto, ao diminuir o número de animais carnívoros, a população de roedores e outros herbívoros derrocaram com os pastos...

E, por fim, a última narrativa é “A briga da terra com o ar” que é uma alegoria sobre o processo de formação de nosso planeta, assumindo, então, o tom de um apólogo, dando desejos aos quatro elementos da natureza até surgir o bicho-homem.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2009
País: Brasil
ISBN: 9788526013704
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26.4 cm x 20 cm x 0.4 cm
Peso: 184 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Realismo crítico, Conto
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Natureza, Meio Ambiente, Animais, Animais em extinção, Ecologia, História Geral, Contemporaneidade, Recursos Naturais, Preservação da natureza, Economia, História Natural, Personalidades históricas
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Global Editora | Projeto de leitura
SOBRE ANA MARIA MACHADO
Foto do autor Ana Maria Machado
Em 2019, Ana Maria Machado comemorou 50 anos de carreira literária. Graduada em Letras, lecionou na UFRJ e na PUC-RJ e iniciou sua trajetória de escritos para crianças por meio de pequenos textos publicados na revista Recreio.No período da ditadura militar, Ana Maria Machado integrou o movimento de resistência dos professores. Em 1969 foi presa, e em janeiro de 1970 partiu para o exílio na Europa. Atuou como jornalista na revista Elle de Paris e no serviço Brasileiro da BBC de Londres. Ana Maria Machado lecionou Língua Portuguesa na Sorbonne. Estudou na École Pratique des Hautes Études, e defendeu sua tese doutoral em Linguística e Semiologia orientada por Roland Barthes. Retornou ao Brasil em 1972 e trabalhou como jornalista no Correio da Manhã, no Globo e no Jornal do Brasil. Seu primeiro livro infantil Bento que Bento é o Frade foi publicado em 1977 e na companhia das publicações de Ruth Rocha, inaugurou uma nova forma de literatura destinada às crianças brasileiras.
leia mais...
SOBRE MAURICIO NEGRO
Foto do autor Mauricio Negro
Artista gráfico, ilustrador e escritor brasileiro. Colaborou com mais de cem livros de escritores brasileiros e estrangeiros ao longo de mais de vinte anos. Participou de diversas exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Faz monotipias, colagens e pirogravuras. É membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). Recebeu diversos prêmios e certificações, como o White Ravens, o NOMA, o prêmio Jabuti, entre outros. Há mais de vinte anos coordena o Negro Design Studio na elaboração de projetos no segmento editorial, audiovisual e sociocultural.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49