Seleções > Gato pra cá, rato pra lá

GATO PRA CÁ, RATO PRA LÁ

Texto: Sylvia Orthof

Ilustração: Graça Lima

Editora: Rovelle
Sob a luz do luar, Silvia Orthof e Graça Lima constroem uma fábula poética a partir de um encontro comovente e inusitado entre um gato viajado e um rato tristonho.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Um gato muito viajado, pula de telhado em telhado sob o céu estrelado, até encontrar em um canto um ratinho amuado, perdido, choroso. Comovido com a cena, o gato se entristece e sensibiliza a Dona Lua, que desce em sua escada rolante para iluminar a situação, fazendo o gato ficar amoroso, miando poesia. Inspirado pelo sossego, o rato cinzento pula no ar e voa no luar… Viver é um tremendo desafio porém podemos ser surpreendidos com a beleza e poesia dos detalhes. Mesmo as mais difíceis situações, aquelas que não temos solução fácil, podem reservar soluções incríveis.

Uma das mais importantes escritoras brasileiras, a saudosa poeta e contista Silvia Orthof dizia que esta história é “para ler pouco e imaginar muito”. Ela nasceu de uma velha anedota que ouvia quando criança e transformou em uma singela poesia ilustrada por Graça Lima que transmite muita empatia e nos permite nos colocar ora no lugar do gato, ora no lugar do rato. Os desenhos em tons aquarelados, materializam o encontro inusitado, assim como o texto, espalham graça e afetividade.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788561521677
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 23 cm x 0.3 cm
Peso: 141 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para sentir medo, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Poema narrativo
ASSUNTOS
Empatia, Amizade, Diferenças, Resolução de conflito, Transformação, Medo, Tristeza, Animais, Gato, Liberdade, Subjetividade, Autonomia, Solidariedade, Rato
SOBRE SYLVIA ORTHOF
Foto do autor Sylvia Orthof
Foi escritora e dramaturga. Estudou em Paris na Escola de Teatro fundada por Jean-Louis Barrault e teve aulas de mímica com Marcel Marceau. Trabalhou na década de 1960 no Grupo de Teatro Artistas Unidos, no Teatro Brasileiro de Comédia e na TV Record. Iniciou na área de dramaturgia infantil como autora, diretora, pesquisadora e professora. Fundou, no Rio de Janeiro, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. Escreveu para a Revista Recreio. É uma das maiores escritoras do Brasil em literatura infanto-juvenil; sua obra, extensa, em torno de cem títulos, recebeu todos os grandes prêmios brasileiros.
leia mais...
SOBRE GRAÇA LIMA
Foto do autor Graça Lima
Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ e fez o Mestrado na PUC-Rio. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável. Foi indicada entre os finalistas para o prêmio Jabuti muitas vezes e recebeu em 1982, 1984 e 2003 este prêmio na categoria de ilustração. Fora do Brasil recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos Internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt, na Alemanha, o Catálogo da Feira da Brastslávia; e o Catálogo Brazil a Bright Blend of Colours, feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Também atua como professora de Metodologia Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35