Seleções > Frederico

FREDERICO

Texto: Leo Lionni

Ilustração: Leo Lionni

Tradutores: Monica Stahel

Editora: WMF Martins Fontes
Em uma paisagem bucólica, perto do curral e do paiol, existe um muro de pedras onde uma família de ratos-do-campo se preparam cautelosamente para o inverno, até mesmo o sonhador Frederico, ocupado em recolher cores, raios do sol e palavras.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Muitas histórias de animais conduzem o pequeno leitor a outros tempos e lugares. Com o livro do autor holandês Leo Lionni, não será diferente, pois a história de Frederico, um ratinho bastante sonhador, traz, para as páginas do livro, uma paisagem rural, com curral, paiol e um velho muro de pedras, onde morava uma previdente família de ratos-do-campo.

O inverno se aproxima e exige trabalho e disciplina para armazenar alimentos e outras provisões. Este é um tema recorrente nas histórias europeias, lembrando muito proximamente a fábula da cigarra e da formiga. E é justo essa oposição que vemos aqui: Frederico tem alma de cigarra e, enquanto sua família caminha diligente, o ratinho sonhador vai colhendo raios de sol, cores e palavras para o futuro rigoroso.

O ratinho sonhador é, na verdade, um poeta que consegue trazer à alma e à memória de seus outros familiares as sensações de calor e do colorido para afugentar o cinzento frio. Com as palavras, Frederico sabe povoar o silêncio e o eco escoa para dentro dos corações.

Com uma narrativa bastante ligeira e diálogos simples dos personagens, a obra resulta em um livro de noções a respeito da passagem do tempo, das marcas estáveis das quatros estações e da peculiaridade de cada pessoa (ou ratinho) dentro de sua própria família. As ilustrações foram feitas, de um modo bastante afetivo, na técnica de colagem, resultando em nível de detalhes bastante grandes pela dimensão dos recortes e a exploração de papéis texturizados. E a expressão do olhar dos personagens é o chamariz para a leitura de suas emoções e interesses!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2013
País: Estados Unidos
ISBN: 9788578277697
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 28 cm x 0.3 cm
Peso: 280 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ -Tradução para crianças
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Família, Arte, Diferenças, Resiliência, Trabalho, Animais, Narração de Histórias, Altruísmo, Aceitação, Estações do Ano, Talento, Rato, Poesia, Verão, Outono, Inverno, Primavera
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Jornal Cruzeiro do Sul | O ratinho sonhador
SOBRE LEO LIONNI
Foto do autor Leo Lionni
Leo Leonni nasceu em 1910 na Holanda, morou na Itália e mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou como diretor de arte em diferentes agências de publicidade e da revista Fortune. Começou seu trabalho de autoria e de ilustração de literatura infantil somente em 1962, publicando o livro Inch by Inch ("Polegada por polegada"). Sua principal mídia é a colagem, sempre exibindo verdadeiros, massudos e coloridos pedaços de papel brincantes. Faleceu em 1999.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35