Seleções > Felizes quase sempre

FELIZES QUASE SEMPRE

Texto: 

Ilustração: Laerte

Editora: Editora 34
Como será a vida das personagens, após o final dos contos de príncipes e princesas, com o tradicional “viveram felizes para sempre”? Neste livro, descobrimos que as coisas podem ser bem diferentes do que imaginamos e... um pouco cansativas!
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Imagine dormir até não ter mais um pingo de sono, acordar ao lado de seu príncipe, abrir a janela e se deparar com um dia lindo de sol, com céu azul, e apenas uma nuvenzinha no canto, caso você queira brincar de adivinhar figuras, claro. E depois brincar com o que mais gosta, comer deliciosos pratos e assistir a seus filmes favoritos. Parece um sonho! Mas repetir isso todos os dias, pode ficar meio entediante, não é? E foi exatamente isso que a princesa e o príncipe acharam em seu milésimo trilionésimo quarto dia perfeito. Após o “felizes para sempre”, a vida das personagens dos contos de fadas permanece assim: com jeito de que tudo é perfeito. O dia sempre de sol, nenhum vilão ou alguém correndo perigo para salvar, até a Cinderela não aguenta mais calçar o sapatinho de cristal. Então, o príncipe e a princesa decidem convocar uma reunião e enviam e-mail para as personagens que conhecemos e outros menos conhecidos, no intuito de reescrever suas histórias do ponto onde elas terminaram. Mas como escrever a vida após o final, se eles são apenas personagens e não escritores? Nessa aventura metalinguística e intertextual, o próprio escritor, Antonio Prata, se vê obrigado a entrar em cena e fica em choque quando o interfone de seu apartamento toca e o porteiro Nei, avisa:

Antonio, estão aqui uma princesa, uma meia dúzia de príncipes, a Chapeuzinho Vermelho, a avó dela, três caçadores, a Bela Adormecida, a Cinderela...a Rapunzel, a Branca de Neve, os sete anões e mais uns personagens que eu não conheço. Pode subir?

Com ilustrações bem humoradas de Laerte, uma das mais importantes cartunistas do Brasil, a história do cronista Antonio Prata descortina como uma vida de felicidades eternas mas também pode se tornar um grande problema. As pequenas imperfeições, como um dia de chuva para se molhar e pegar uma gripe, as picadas de mosquito e até uma injeção trazem emoção ao nosso dia a dia, tornando os momentos especiais e inesquecíveis.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788573264883
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19.8 cm x 20.2 cm x 0.4 cm
Peso: 100 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Metaficção, Conto de Fadas, Conto
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Felicidade, Intertextualidade, Releitura, Expectativas, Personagens
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Blog Ler o Mundo | Felizes quase sempre
SOBRE LAERTE
Foto do autor Laerte
Em 2021 Laerte Coutinho completou 70 anos e é um das mais importantes cartunistas do Brasil, criadora de história em quadrinhos, cartum, charge, desenho de humor e às vezes texto. Estudou desenho e teatro na FAAP e técnicas de animação na Escola Panamericana de Arte. Participou de diversas publicações como a Balão e O Pasquim. Também colaborou com as revistas Veja, Istoé e os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Criou diversos personagens emblemáticos, como os Piratas do Tietê e Overman. Em conjunto com Angeli e Glauco (e mais tarde Adão Iturrusgarai) desenhou as tiras de Los Três Amigos. Ganhou Prêmios como o Angelo Agostini e Trofeu HQ Mix em todas suas edições, também ilustrou, entre outros O Livro das tatianices, de Tatiana Belink (Moderna, 2004); Agora eu era, de Arthur Nestrovski (Companhia das Letinhas, 2009); O doente imaginário, de Molièrem (Editora 34, 2010) e Felizes quase sempre (Editora 34, 2013) e possui o documentário Laerte-se (2017) no qual nos faz um convite para conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher trans.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35