Seleções > Fala baixinho

FALA BAIXINHO

Texto: Janaina Tokitaka

Ilustração: Janaina Tokitaka

Editora:
Uma menina vê uma bola cair em cima da árvore. Ao tentar avisar onde está, tem dificuldade de se fazer ser ouvida, já que os meninos falam muito mais alto do que ela.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Dois garotos jogam futebol no parque e não veem a bola cair em cima de uma árvore. Uma menina estava lendo ali debaixo e avisa onde a pelota está. Porém, eles não a escutam porque começam a brigar e discutir sobre de quem era a culpa. A menina fala novamente e eles ainda não a ouvem.

Quando a menina se aproxima e finalmente consegue avisar que a bola está em cima da árvore, um dos meninos logo questiona por que ela não falou antes. E a menina responde que é porque ela fala baixinho. 

Em momento algum, a menina aumenta o tom de voz e, quando ela se faz ouvida por sua presença, os meninos não só a escutam como param para prestar atenção em tudo o que estava a volta deles e que deixavam de perceber por falarem muito mais alto.

A história surgiu a partir da experiência da autora ao trabalhar na área de criação. Muitas vezes ela é a única mulher em um grupo de homens que falam mais alto do que ela e sente dificuldade em se impor, e entende que às vezes a delicadeza e a sutileza não são valorizadas. 

As ilustrações têm tons pastéis e são feitas em aquarela e nanquim.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9788575597552
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19 cm x 22 cm x 0.4 cm
Peso: 120 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo crítico, Conto, Crônica
ASSUNTOS
Empatia, Brincadeiras, Resolução de conflito, Cooperação, Criança, Bola, Relações Humanas, Protagonismo feminino, Diálogo, Respeito, Questões de gênero, Futebol, Menino x Menina, Sensibilidade, Discussão
SOBRE JANAINA TOKITAKA
Foto do autor Janaina Tokitaka
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Trabalha como ilustradora e escritora, além de ministrar cursos sobre ilustração infantil. Em 2010, publicou seu primeiro livro: Tem um Monstro no meu Jardim.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35