Seleções > Fábula urbana

FÁBULA URBANA

Texto: José Rezende Júnior

Ilustração: Rogério Coelho

Editora: Gato Leitor
Dentro de um shopping, um homem é abordado por um menino maltrapilho que dispara um pedido inusitado: "Ei, tio, me paga um livro?"
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Duas realidades antagônicas se esbarram, quando um menino pede inesperadamente: ei, tio, me paga um livro? O homem de terno já engatilha a resposta automática: não tenho trocado, ele diz. Mas ocorre-lhe um estranhamento. Embora estejam dentro de um shopping, tão tarde da noite, a criança maltrapilha não pede dinheiro.

Tema recorrente nas obras de José Resende Jr., o incômodo encontro com a desigualdade social é exposto nesta história. Um homem branco de classe média encara um menino negro e pobre em uma cena que foge daquilo que há em seu imaginário. O pedido é outro e não há intimidação. Isso faz com que esse homem reavalie o estereótipo que carrega consigo mesmo.

É relevante pensar o motivo de a pergunta do menino surpreender. A expectativa do adulto é de que uma criança que, aparentemente, não tem poder aquisitivo peça por coisas básicas como comida. Não seriam também o acesso à leitura, ao lazer e ao aprendizado que esta proporciona, e o direito à infância e ao sonho uma questão básica? A cultura não é também de necessidade essencial? Ou seria por considerar a falta de familiaridade de boa parte da população com os livros que faz com que o homem de terno se impressione?

A narrativa é baseada em um acontecimento real na vida de José Resende Jr. Porém, diferentemente do homem de terno, o autor Jr. ficou feliz e se prontificou a comprar um livro para o menino. Pensada como um conto e publicada em seu site pessoal, Resende Jr. não imaginava que a história poderia ter um público infantojuvenil. Por sua vez, Renata Nakano identificou o potencial da obra como um álbum ilustrado. O livro possui características de história em quadrinhos. O espaço do shopping é desconstruído, pondo em evidência os dois personagens principais. Enquanto ilustrava, Rogério Coelho imaginava a oposição entre as duas figuras de realidades tão diferentes e as colocou frente a frente, num duelo através do diálogo. Muitas das texturas das ilustrações foram feitas à mão com papel, tinta e fita adesiva e, em seguida, foram digitalizadas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786599412233
DIMENSÕES E ACABAMENTO
30 cm x 17.5 cm x 0.5 cm
Peso: 230 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Livro, Trabalho, Pobreza, Preconceito, Diferenças sociais, Hábitos de consumo, Lazer, Desigualdade, Inclusão social
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Issuu | Prévia do livro
SOBRE JOSÉ REZENDE JÚNIOR
Foto do autor José Rezende Júnior
Nascido em Aimorés, Minas Gerais, trabalha como jornalista na revista Traços. Foi repórter especial do Jornal do Brasil, IstoÉ, O Globo e Correio Braziliense. Em 2005, estreou na literatura com a coletânea de contos A mulher-gorila e outros demônios. O escritor ganhou o prêmio Jabuti 2010, foi finalista do Prêmio Oceanos e do Prêmio São Paulo 2020).
leia mais...
SOBRE ROGÉRIO COELHO
Foto do autor Rogério Coelho
Rogério Coelho é paulista, paulistano, mas mora em Curitiba há muitos anos. Quadrinista e ilustrador, trabalhando nos últimos anos fortemente com o desenho digital, já colaborou com mais de cem livros para editoras brasileiras e o mercado estrangeiro, mantendo igualmente uma produção de projetos autorais em histórias em quadrinhos e livros de imagem, por vezes, mesclando as duas linguagem. Conquistou vários prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti em 2012 e 2016, respectivamente com os títulos Mundo leitor: linhas da vida (categoria didático e paradidático) e O barco dos sonhos (ilustração de livro infantil ou juvenil).
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35