Seleções > Eu também!

EU TAMBÉM!

Texto: Patricia Auerbach

Ilustração: Isabela Santos

Editora: Companhia das Letrinhas
Os irmãos Tuca e Lipe são muito parecidos e estão sempre juntinhos: brincam e brigam, brigam e brincam... O que acontece quando se veem separados?
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Ter um irmão pode ser bem divertido, mas divertido mesmo é ter um irmão parceiro, sabe?! Daqueles que topam qualquer parada, companheiro de investigações e aventuras. Dupla no futebol como zagueiro e atacante! Não há gol sem essa dupla! Mas se não houver time, há ataque e defesa, Tuca chuta, Lipe, de goleiro, a brincadeira segue... Até... Até que um e outro faça a mesma escolha. Às vezes, é tenso ter um irmão.

Com quem deve ficar um brinquedo se ambos o escolheram ao mesmo tempo? Xiiii ... Com quem ficará com o último pedaço de pizza, se os dois atacam a fatia no mesmo instante? É cada confusão! E no carro de seus pais, então? A disputa às vezes é pelo banco do meio, às vezes lugar perto da janela. Na volta da escola sempre tem um trololó. Até quem um dia há silêncio de sobra no carro, pois Tuca foi para a casa de um amigo e Lipe teve um dia de “filho exclusivo”.

Até que os meninos souberam se divertir longe um do outro, mas será que a saudade não bateu nem um poquinho no coração deles? Claro que sim... Lipe e Tuca seguem o cotidiano entre a fluidez do encontro e a explosão dos sentimentos. São crianças aprendendo a lidar com as emoções.

Patricia Auerbach e Isa, autoras desse livro, propõem uma história leve com algumas nuances a serem desvendadas pelo leitor: que tal atentar para os detalhes nas expressões faciais dos personagens? Que tal, junto com o pequeno leitor, lançar conjecturas sobre presença e ausência? E sobre as diferentes escolhas que fazemos? Ter ou não ter um irmão? Eis aí uma outra questão. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9788574069517
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.5 cm x 19.5 cm x 19.5 cm
Peso: 100 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Família, Protagonismo negro, irmãos, Brincadeiras, Amizade, Amor, Representatividade, Saudade, Companheirismo, Inveja, Rivalidade Fraternal, Distância, Fantasia, Filhos pequenos, Imaginação, Educação dos filhos
SOBRE PATRICIA AUERBACH
Foto do autor Patricia Auerbach
A paulista Patrícia Auerbach, formada em arquiterura, é arte-educadora, escritora e ilustradora de livros para crianças. Entre suas obras publicadas estão O jornal (Editora Brinque-Book, 2012) e Histórias de antigamente (Companhia das Letrinhas, 2015). Trabalhou como diretora de arte em agências de publicidade e deu aulas de história da arte. Também atua na ONG Pró-Saber São Paulo, voltada para alfabetização e letramento, em Paraisópolis, na capital paulista. Mãe, a escritora escreve seus livros para unir através da leitura pais e filhos, sempre buscando a conversa e a troca para que ambos descubram novas maneiras do brincar.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49