Seleções > Eu nem ligo

EU NEM LIGO

Texto: Márcia Leite

Ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Editora: Pulo do Gato
A garotinha ganha um irmão, mas perde um pouco da mãe. Entre a negação, a curiosidade e o desejo de estar perto: nasce o amor.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

“Agora a mamãe fica só com esse bebê” é a queixa da garotinha que acaba de ganhar um irmão. Enquanto sua mãe cuida do pequenino João, a protagonista precisa se haver com os seus brinquedos, a cachorra de estimação e os novos sentimentos que migram da euforia à raiva. Com seu jeito mandão, ela cria as brincadeiras e ordena como as coisas devem seguir: “É muito fácil. Vocês só precisam fazer tudo o que EU mandar.”.

As cenas que seguem mostram as suas tentativas de se adaptar ao novo, as suas falas expressam os seus sentimentos confusos que ainda não sabe nomear. Só sabe que se sente muito sozinha. Ora ela brinca de balanço no quintal, ora veste a roupa de João em sua cachorrinha, sempre se referindo ao irmão como algo que incomoda. Ah, e não se pode fazer o barulho de antes em casa! A nova rotina da família exige um ritmo que necessita calmaria para que João possa dormir bem. Afinal de contas, os bebês precisam de silêncio.

“Eles não querem mais brincar comigo. Mas eu nem ligo...” é o que a garotinha diz após a sua pelúcia ter a barriga costurada e necessitar de descanso. Por meio da brincadeira, ainda que fique triste, ela recria um cenário vivido no plano do real com a mãe, e busca estar em outro papel que não o de filha para sentir novas emoções e ensaiar o tornar-se irmã, apontando que laços familiares também é algo que se aprende, assim como o amor.

As cores predominantes nas ilustrações são preto, branco e lilás, nos remetendo ao lugar do sono, do silêncio e, ao mesmo tempo, da tensão. Os cenários são bem enxutos, destacando alguns objetos e personagens. O traço dos desenhos evoca a infância, o momento de aprendizagem. Vale frisar aqui a imagem da garotinha com a cabeça baixa no canto esquerdo inferior de uma página em branco. Sua cabeça está um rabisco só, de tão confusa. A chegada de um novo membro na família, “da noite para o dia”, será vivida por cada um de maneira muito particular, a partir de como cada família representa e vive este momento.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9786587704036
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24.7 cm x 22 cm x 0.7 cm
Peso: 300 g
Páginas: 60
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, irmãos, Maternidade, Solidão, Amor, Mãe, Rivalidade Fraternal, Ciúme, Acolhimento, Vínculos Afetivos
SOBRE MÁRCIA LEITE
Foto do autor Márcia Leite
Márcia Leite nasceu em 1960, em São Paulo, cidade onde desenvolveu sua vida pessoal e profissional. Escreve para crianças e jovens há mais de 25 anos. Tem vários livros publicados por diversas editoras brasileiras e trabalha também como editora especializada em livros infantis na editora Pulo do Gato.
leia mais...
SOBRE JEAN-CLAUDE R. ALPHEN
Foto do autor Jean-Claude R. Alphen
Escritor e ilustrador, carioca, passou a infância na França, terra natal de seu pai, retornou ao Brasil, terra natal de sua mãe, onde vive desde 1976. Estudou marketing e Publicidade (ESPM) e trabalhou como caricaturista no jornal O Estado de São Paulo. Desde 1990 se dedica à narrativa literária para a infância. Foi condecorado com alguns prêmios, entre eles, 2010, com Um sujeito sem qualidades - Prêmio Glória Pondé/Livro Infantil e Juvenil, em 2017, Adélia vence a categoria Ilustração Infantil - Prêmio Jabuti, e, 2018, Super é selecionado pela biblioteca de Munich para o catálogo The White Ravens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35