Seleções > Estranhas criaturas

ESTRANHAS CRIATURAS

Texto: Cristóbal León, Cristina Sitja Rubio

Ilustração: Cristina Sitja Rubio

Tradutores: Luciana Veit

Editora: WMF Martins Fontes
Os animais foram convidados para uma festa, mas ao voltar dela, tiveram uma terrível surpresa: suas casas desapareceram e agora serviam como morada para "estranhas criaturas", os seres humanos.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Era um verão tedioso, os animais foram convidados para uma festa. Dançaram, se divertiram, comeram até ficarem satisfeitos. Ao voltar, uma grande e terrível surpresa os aguardava: suas casas não estavam mais lá. Preocupados, procuraram-nas por toda parte, mas só encontraram destroços e uma pilha de entulho que de nada lhes servia. Mesmo assim, não mediram esforços para tentar reconstruir. Porém, os novos objetos não resistiam às intempéries e não atendiam as suas necessidades. Insistindo na busca pela casa perdida, os animais descobrem o paradeiro de suas moradias: os troncos das árvores continuavam sendo casa, mas agora, serviam como base de abrigo para “estranhas criaturas”, os seres humanos. 

A obra de Cristóbal Leon e Cristina Sitja Rubio toca em uma questão delicada e bastante contemporânea, a relação do ser humano com a natureza, utilizando a fábula e a ironia para abordar a perspectiva dos animais nessa via que não é de mão dupla.

O livro nos convida à reflexão, nua, crua e quase matemática: ao cortar uma árvore, um animal perde sua casa. Quantos animais perderam suas casas para que tivéssemos a nossa? Colocando na balança a nossa aparente superioridade frente aos animais, podemos nos perguntar se somos mesmo mais importantes e por quê. O diálogo entre homens e bichos só acontece quando os primeiros sentem na pele o que os animais viveram, levando à conscientização e à transformação.

As ilustrações contribuem para a apresentação de outra perspectiva, as imagens trazem diversos planos em um mesmo desenho, possibilitando um olhar diverso da floresta. É como se nos apontassem para o todo, composto de diversas camadas que se inter-relacionam. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2019
País: Suíça
ISBN: 9788546902705
DIMENSÕES E ACABAMENTO
31 cm x 22.4 cm x 0.5 cm
Peso: 200 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Egoísmo, Natureza, Amor pelos animais, Meio Ambiente, Exploração, Floresta, Fauna, Animais em extinção, Ecologia, Sustentabilidade, Desmatamento, Economia
SOBRE CRISTÓBAL LEÓN
Foto do autor Cristóbal León
Diretor de cinema, diretor de fotografia, roteirista.
leia mais...
SOBRE CRISTINA SITJA RUBIO
Foto do autor Cristina Sitja Rubio
Estudou artes plásticas em Montreal, Canadá, com especialização em gravura e fotografia. Após 7 anos morando em Montreal, mudou-se para Nova York para estudar fotografia artística no ICP. Em Austin, no Texas, foi professora de fotografia e livros de artista. Em 2000 cursa o mestrado em fotografia na cidade de São Francisco, quando voltou a fazer colagens e a desenhar. Em 2004 mudou-se para Barcelona. Trocou a câmera pelo lápis e inventou de ser ilustradora, sentindo que poderia fazer em qualquer lugar. Desde 2013 a artista ilustra e escreve livros infantis. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35