Seleções > Este é o lobo

ESTE É O LOBO

Texto: Alexandre Rampazo

Ilustração: Alexandre Rampazo

Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro
Amizade e bom humor em poções salvadoras para o lobo, uma das figuras mais lendárias da literatura destinada às crianças, nesta brincadeira Alexandre Rampazo.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Ao passar das páginas, a primeira imagem cedida ao leitor são os olhos aterrorizantes do protagonista. Espera-se, portanto, uma história assustadora e misteriosa. Na sequência, a imagem do lobo peludo alterna com a de personagens conhecidas do grande público habituado a ler contos de fadas: Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos, a princesa, o caçador, ..., e um menino.

Ao longo da narrativa, essas personagens desaparecem, uma a uma, restando apenas o lobo, que vai diminuindo de tamanho. No final... bem, surpreenda-se e ria do grandalhão aterrorizante que atende ao menino e faz laço. A história contada por Alexandre Rampazo desmistifica a figura do tão temido lobo por meio de elementos caros à humanidade como solidão, empatia e amizade.

O traço escolhido pelo artista para compor o lobo é à lápis preto, e, com poucos elementos ressalta cada detalhe do bicho, desde a pata à robustez do tronco. Apaixonantes são as figuras femininas deste livro, que, a propósito, desfilam em figurinos belíssimos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788536822341
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28.8 cm x 15.2 cm x 1 cm
Peso: 220 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano, Láurea Altamente Recomendável FNLIJ, Bienal de Ilustração de Bratislava - selecionado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Parlenda
ASSUNTOS
Empatia, Brincadeiras, Amizade, Lobo, Humor, Mistério, Intertextualidade, Chapeuzinho Vermelho, Personagens
SOBRE ALEXANDRE RAMPAZO
Foto do autor Alexandre Rampazo
Em se tratando de livro ilustrado, o paulistano Alexandre Rampazo é um dos artistas brasileiros mais premiados da atualidade. Formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atuou em diversas áreas das artes visuais mas atualmente se dedica às narrativas literárias para a infância. Escreveu e ilustrou Orbitar, Coisas para deslembrar, O que é que isso é?, Imensamente pequeno, Eustáquio, o mágico magnífico, Um belo lugar, Pinóquio – O livro das pequenas verdades, A história do pássaro e o realejo, Se eu abrir esta porta agora…, Aqui, bem perto, A cor de Coraline, Este é o Lobo entre outros. Ilustrou também textos de outros autores e tem por volta de 70 livros editados.No Prêmio Jabuti, já teve por 9 vezes obras finalistas e 3 livros vencedores. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil tendo recebido esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado com 2º e 3º lugar e ainda recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos; selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra Unesco e tem obras no clube de leitura ODS da ONU. Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava, seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair. Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35