Seleções > Esquisitão

ESQUISITÃO

Texto: Wanda Gág

Ilustração: Wanda Gág

Tradutores: Nathalia Matsumoto

Editora: Edições Barbatana
Então, quem será o mais estranho e engraçado: um homenzinho chamado Bobo que mora numa caverna ou um filhote de dragão que ainda está aprendendo a lidar com as coisas boas dessa vida?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Num lindo dia nas montanhas... Sol quente e leve, o bondoso BoBo dispunha uma mesa à frente de sua caverna: bolo de nozes para os esquilos de cauda felpuda, pudim de sementes para os passarinhos, salada de repolho para os orelhudos coelhos e pequeninos nacos de queijo para os camundongos. Então chegou o Esquisitão. O homenzinho da montanha olhou bem e achou que o estranho parecia meio cachorro meio girafa, com uma fileira de escamas azuis descendo da cabeça até a ponta do rabo. Perguntou: que animal você é? E a criatura respondeu: eu sou um aminal!

Qualquer pessoa, pai ou criança, até mesmo um anão de um conto mágico, sabem que não existem aminais pelo mundo afora — ao olharmos as ilustrações, sabemos também que se trata de um filhote de dragão mas, como todo filhote humano ou não, tem hábitos terríveis como trocar as letras, embaralhar palavras e viver sempre feroz e faminto. Pois o Esquisitão chegou pra confusão, nenhum doce nem salgado lhe apetecia. O negócio dele era roubar bonecas de meninos e meninas, então devorá-las! Você pode imaginar o gosto de plástico? Ou porcelana, pano, sujeira, sabonete, chulé, que gosto tem os seus brinquedos?

De um jeito simples, brincando com a sonoridade de algumas palavras e repetições de frases que a tradução manteve, Wanda Gág escreveu e ilustrou seu próprio conto mágico em 1929. A história retrata simbolicamente uma dimensão da infância bastante significativa, quando nos imaginamos temíveis, devoradores, papando o mundo como fazem lobo, ogro ou dragão!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786588766033
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17 cm x 24 cm x 0.5 cm
Peso: 100 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Infância, Tristeza, Monstros, Animais reais e imaginários, Bicho-papão, Cinco sentidos, Respeito, Alimentação, Acolhimento, Aprendizado, Manias, Alegria, Dragão, Hábitos alimentares, Introdução alimentar, Cozinhar, Receita culinária, Filhos pequenos, Paladar, Sabores
SOBRE WANDA GÁG
Foto do autor Wanda Gág
A premiada autora norte-americana Wanda Gág teve sua infância permeada por práticas de desenho, pintura, música e leitura. Estudou no The Minneapolis School of Art e na Art Students League of New York. Trabalhou como ilustradora comercial para garantir o seu sustento e o da família. Feminista, atuou em defesa dos direitos das mulheres. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente e vem sendo exibido em espaços culturais. É autora de Gone is Gone, 1935 (publicado no Brasil com o título de Milhões de gatos, Edições Barbatana, 2018), considerado o primeiro picture book (álbum ilustrado) americano.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35