Seleções > Era uma vez duas linhas

ERA UMA VEZ DUAS LINHAS

Texto: Alonso Alvarez

Ilustração: Marcelo Cipis

Editora: Iluminuras
Qual a menor distância entre dois pontos? Uma reta! Aqui Alonzo Alvarez e Marcelo Cipis apresentam uma história de aventuras, amizade, encontros e desencontros entre duas linhas companheiras.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Como aprendemos nas aulas de matemática, paralelas são duas ou mais retas que caminham sempre juntas sem jamais se cruzarem. Porém, o que aconteceria se fossem linhas que pretendessem levar vidas paralelas? Conseguiriam se manter sempre juntas? É o que veremos nesta história, quando duas companheiras decidem partir pelo mundo, correndo aventuras, lado a lado, nas mais altas montanhas, nos mares mais bravios, até caírem numa grande cidade.

Alonso Alvarez e Marcelo Cipis subvertem o conceito da geometria e investem na alegoria para falar de amizades, encontros e desencontros que temos ao longo da vida. E podemos ir além. O que acontece quando finalmente nos reencontramos e geramos um nó difícil de desatar... desse emaranhado surgem novas aventuras ou mudanças? Ah, viver reencontros podem trazer momentos provocadores! Aqui, sem dúvida o leque de reflexões está aberto.

As ilustrações de Marcelo Cipis, sempre atento aos detalhes, partem de dois pontos bem marcados no início da história, passam por inúmeras cenas até a grande reta no fim do livro rumo ao infinito e nos apontam caminhos imagéticos que podem se materializar em distintas conexões afetivas. Desde uma singela releitura de brincadeiras e traços infantis que se transformam, deixam marcas, culminando no amadurecimento pelos contornos da cidade, nos meandros e labirintos da vida adulta.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788573213928
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.9 cm x 21.3 cm x 0.5 cm
Peso: 490 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Amizade, Companheirismo, Cores e Formas, Relações matemáticas, Reencontro
SOBRE ALONSO ALVAREZ
Foto do autor Alonso Alvarez
Alonso Alvarez nasceu em São Paulo. É poeta, autor de literatura infantil e juvenil e editor, atuando à frente da Ficções Editora. Em 1985 fundou e dirigiu a livraria e editora Artepaubrasil, pela qual editou grandes nomes, como César Vallejo, Nicolás Guillén, Fernando Pessoa, Jorge Luis Borges, Augusto de Campos, Manoel de Barros e Paulo Leminski, e a coleção ptyx (1991), Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial. Participou de duas antologias de haicai (brasileira e latino-americana) e da Antologia da nova poesia brasileira (Hipocampo, org. Olga Savary, 1992). Publicou o livro Hé - Haikais, com Camila Jabur, e ilustrou o livro infantil A lua no cinema, de Paulo Leminski. Venceu o II e o III Encontro Brasileiro de Haikai (1987 e 1988), da fundação Aliança Cultural Brasil-Japão.
leia mais...
SOBRE MARCELO CIPIS
Foto do autor Marcelo Cipis
Artista plástico paulistano é um dos maiores nomes da ilustração para a literatura infantil brasileira. Trabalha com ilustração desde 1977. Formou-se em Arquitetura pela FAU/USP, em 1982. No Brasil, possui livros publicados por diversas editoras. Nas áreas de pintura e artes plásticas, participou de mostras e eventos importantes como a Bienal Internacional de São Paulo. Premiadíssimo, recebeu a Aquisição no 4º Salão Paulista de Arte Contemporânea, em 1986, e o Abril de Jornalismo de 1987, 1993 e 1994.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35