Seleções > Em cima daquela serra

EM CIMA DAQUELA SERRA

Texto: Eucanaã Ferraz

Ilustração: Yara Kono

Editora: Companhia das Letrinhas
Um livro-poema com elementos visuais diversos. Por cima, abaixo, ao lado de uma serra muita coisa aparece e acontece. Quer ver?
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Eucanaã Ferraz escreveu um poema inspirado em uma parlenda da cultura popular brasileira que diz: “Em cima daquele morro passa boi, passa boiada”. Dedicou os versos especialmente às crianças que têm em mãos um mapa para explorar as coisas simples (outras nem tanto!) que acontecem ou surgem em torno de uma serra.

Ora, ora, mas um poema sob o olhar de uma artista como Yara Kono, não passaria ileso. Então, há diversas cores e formas para dizer o corriqueiro. A serra, as vaquinhas, os carros, os limões no cesto e tudo mais é colorido, divertido, diferente do que costumamos ver ou encontrar pelas ruas de onde moramos ou passeamos. E tem também o que a gente nem imagina!

Pois bem, em cima daquela serra passa tanta coisa além de uma boiada! Passa até uma égua pintada – cheia de bolinhas, diga-se de passagem. E lá, em cima da serra, há uns limões muito fofos – tente imaginar essa ilustração antes de abrir o livro. Será que consegue adivinhar a cor e a forma dessas frutinhas? Faça esse exercício na companhia de uma criança. Ela vai curtir.

No céu da serra passa um balão com um passageiro. Enquanto isso, lá no chão, passa boi, passa boiada... quantas vacas são? Quer contar? E o que é mesmo cocuruto?

“No cocuruto da serra

Cai orvalho e chuvarada”

As páginas vão passando, é calmaria do início ao fim. O tempo parece mesmo outro quando estamos distantes dos ponteiros do relógio. Fazer nada, passarinho, escada, pintinho, o que mais se pode ver do alto daquela serra?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2013
País: Portugal
ISBN: 9788574065649
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26.6 cm x 19.8 cm x 0.6 cm
Peso: 195 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Poesia, Parlenda
ASSUNTOS
Natureza, Trabalho, Ócio, Tempo livre, Animais, Costumes antigos, Alimentação, Viagem, Intertextualidade, Cotidiano rural
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Lendo junto - Seleção Itaú Social
SOBRE YARA KONO
Foto do autor Yara Kono
Nasceu em 1972 na cidade de São Paulo. Como primeira formação estudou Farmácia Bioquímica na UNESP, mas já durante o curso se interessava pelos desenhos. Após um estágio em uma agência de comunicação, estudou Design e Comunicação na Escola Panamericana de Arte, tendo recebido uma bolsa de estudos do Centro de Design Yamanashi, no Japão. Hoje é autora, ilustradora e designer, tendo recebido o Prêmio Nacional de Ilustração em 2010 e o Prêmio Bissaya Barreto em 2016. Vive em Portugal e faz parte da equipe da Editora Planeta Tangerina.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35