Seleções > Elefante

ELEFANTE

Texto: Bartolomeu Campos de Queirós

Ilustração: Bruno Novelli

Editora: Global
Imensa, intensa, a fantasia é uma parte da realidade onde as coisas concretas são apalpadas pela razão, onde o poeta conversa com um elefante, mesmo desconhecendo a língua do visitante...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

É tarefa da poesia cuidar dos impossíveis e na prosa de Bartolomeu Campos de Queirós tudo vem acontecer com a força, a imponência, porém com a leveza de um elefante caminhando pela imaginação do autor — e o sonho, descrito e narrado em palavras, logo é transportado à mente do leitor como uma floresta com sombra, perfume e tesouros.

Imensa, intensa, a fantasia é uma parte da realidade onde as coisas concretas são apalpadas pela razão, onde o poeta conversa com um elefante, mesmo desconhecendo a língua do visitante, mas ouvindo claras as respostas. De onde veio? Subiu do Sul, trazendo consigo os ventos — e quem sonha se faz livre e gigante, descobre rapidamente que pode aninhar o elefantinho na palma de sua mão, prendendo-o com a linha do destino que somente as ciganas podem ler. Diz o poeta, é preciso ter coragem para voar e seguir uma história que não escolheu...

O pequeno elefante sabe quando é hora de trancar os olhos para dormir, somente nos sonhos podemos ser plenamente feliz. Então, nesta prosa toda, desata uma dúvida: quem é poeta, quem é o elefante, no seu jogo de memórias e palavras? Um conto curto e profundo a respeito do amor, publicado pela primeira vez em 2013, altamente imagético pois assim é o clima onírico que, nesta edição, se faz acompanhar de ilustrações a traços em marinho e laranja que vão se sobrepondo e cruzando-se com as linhas da vida.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788526023352
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.9 cm x 22 cm x 0.3 cm
Peso: 100 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Conto, Prosa poética
ASSUNTOS
Sonho, Animais reais e imaginários, Desejo, Liberdade, Bondade, Fantasia, Elefante, Imaginação
SOBRE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
Foto do autor Bartolomeu Campos de Queirós
Bartolomeu Campos de Queirós foi um importante escritor da literatura brasileira, escrevendo para uma faixa de leitores entre a criança e o jovem adulto, leitores sonhadores ávidos de lirismo. Suas obras são caracterizadas principalmente por reminiscências de infância, onde a vida simples e pacata se multiplica entre as relações com os parentes, a proibição de sair à rua para brincar, as crenças religiosas, a melancolia de uma felicidade alcançada só à força das miudezas, do mar distante, da solidão tão cheia de dúvidas, das imagens que brotam da palavra literária.
leia mais...
SOBRE BRUNO NOVELLI
Foto do autor Bruno Novelli
Bruno Novelli é um artista plástico que nasceu e vive em São Paulo, com um sólida carreira de colaborações em projetos editorais, ensaios, exposições, com uma produção em diferentes suportes, entre pintura, desenhos e meios digitais. Com sua arte, ele seleciona e trabalha com um amplo leque de símbolos que registram o imaginário tropical, o popular e o místico.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35