Seleções > Eca!

ECA!

Texto: Rosinha

Ilustração: Rosinha

Editora: Editora do Brasil
Eca! Nojo! Não! Nunca! Jamais! Que troço é esse que os adultos insistem pra gente comer?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Cores e formas estranhas têm os vários tipos de alimento para algumas crianças. Como então convencê-la de que são uma coisa boa, gostosa ou saudável? Por exemplo, descreva um brócolis, ou tente definir seu sabor. E a textura do seu talo cozido? E uma banana é branca ou bege, o que são aquelas coisinhas penduradas quando se tira a roupa dela? Comer ou cuspir a porção de sementes dentro do tomate? Ou a coisa que explode e se chama uva? E quanto é dura uma cenoura? Tudo mesmo oferece um terreno de explorações — e, portanto, medo — quando se trata da hora de comer (principalmente, esses vegetais tão variados).

Brincando com esta situação, muitas vezes diária, tragicômica, com os adultos querendo dar exemplo à mesa, este pequeno álbum ilustrado investe não só no insistente convite para experimentar frutas e legumes, mas cria a companhia de um dinossauro de estimação para esse menino de cabelos arrepiados. É essa figura de amigo que melhor aproveita o sabor e os sons curiosos que fazem o crocante brócolis, o namm namm da banana, o crunch molhado da uva e, de repente... olha só a robusteza que o bicho pegou! O menino então se convence. Para ter essa força animal, é preciso enfrentar os temíveis vegetais e experimentá-los.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786558179146
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18.6 cm x 18.6 cm x 0.9 cm
Peso: 180 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Imagiário, Parlenda
ASSUNTOS
Família, Cinco sentidos, Alimentação, Hábitos alimentares, Introdução alimentar, Filhos pequenos, Educação dos filhos, Hora de comer, Paladar, Sabores, Nojo
SOBRE ROSINHA
Foto do autor Rosinha
Rosinha nasceu no Recife e mora em Olinda, cidades pernambucanas vizinhas, é arquiteta de formação mas dedica-se às ilustrações e literatura para crianças. Seu primeiro livro foi lançado em 1994 e se chama Som coração, aprimorando-se cada vez mais em resgatar valores, memórias, a cultura visual nordestina e todo tipo de grafismo que conduza à narração de histórias com palavras e imagens. Ocupou-se também com o intercâmbio de ideias e a apresentação de colegas artistas na Performances de Ilustradores, nas feiras e eventos literários da FNLIJ, bem como a formação mais capacitada frente às possibilidades do livro ilustrado; em parceria com Anabella López, criou a escola Usina de Imagens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35