Seleções > Doze reis e a moça no labirinto do vento

DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO

Texto: Marina Colasanti

Editora: Global
Reis presos dentro de um sonho ou transformados em pedra, moças que correm como o vento ou nascem de uma roseira em flor, rostos sob uma máscara de aço ou tão leves que a água carrega embora... Tudo é mágico nos contos de Mariana Colasanti.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Publicado originalmente em 1982, este livro de Marina Colasanti reúne treze contos de fadas modernos que passeiam pelo mistério dos sonhos e da realização dos desejos humanos, numa linguagem leve, cheia de símbolos e imagens surpreendentes, revelando o esforço de construção de nossas identidades e nossos valores mais profundos. Não há um só detalhe na vida dos personagens destes contos que não traga um espanto ou encantamento mágico.

A moça tecelã, personagem do primeiro conto, tornou-se uma figura emblemática na literatura para crianças e jovens, ao longo dos anos, ao oferecer uma chave de leitura sobre o papel da mulher em relação ao mundo e ao homem amado. Enquanto a jovem tece e destece os sonhos que aprisionam ela mesma, há a mulher ramada que apenas floresce quando se vê livre do jardineiro e das mãos que constantemente a podavam. Contudo, não é somente uma visão feminista que Marina Colasanti condensa e traduz. Em outra história, a autora descreve a agonia do Tempo em carregar as obrigações sempre as costas, sem tempo, para cuidar de si. Ou então trama Marina a disputa amorosa entre duas amigas ou a rivalidade fraternal, irmãos que desejam cada um ser o outro, a inveja, a promessa quebrada, o permanente feitiço, a cobiça, a busca da própria identidade em todas as margens, oceanos e desvarios que se abrem sob nossos pés.

Os contos maravilhosos de Marina Colasanti não resgatam somente fadas, nem apenas reis e rainhas, nem gentes de ofícios simples como a tecelã e o jardineiro no cotidiano em torno de antigos palácios. Com sua escrita poética, partimos também para ilhas distantes onde residem ninfas a receberem náufragos, mundos alados e reinos marítimos, vozerio e música, enlaçando elementos medievais e mitológicos. E, juntamente a essas narrativas bastante visuais, o leitor espiará as ilustrações da própria autora que é escritora e artista plástica de formação; a técnica empregada é a gravação em metal, tão cheia de traços como teias de aranha em sombra e luz.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2006
País: Brasil
ISBN: 9788526011083
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.6 cm x 15.2 cm x 0.6 cm
Peso: 160 g
Páginas: 96
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Conto de Fadas, Conto, Prosa poética
ASSUNTOS
irmãos, Solidão, Amizade, Amor, Diferenças, Persistência, Amadurecimento, Princesa, Violência, Tapeçaria, Identidade, Paixão, Sonho, Inveja, Cobiça, Magia, Rivalidade Fraternal, Disputa Amorosa, Promessa Quebrada, Beleza, Protagonismo feminino, Empoderamento, Questões de gênero, Casamento, Reis e Rainhas
SOBRE MARINA COLASANTI
Foto do autor Marina Colasanti
Marina Colasanti, curadora do Clube Quindim, é uma das mais importantes e premiadas escritoras brasileiras da atualidade, colecionando inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes, fez gravura em metal, trabalhou na imprensa como editora e cronista e traduziu dezenas de livros de importantes autores da literatura universal. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Na literatura, suas obras atemporais, abordam por meio do simbólico maravilhoso questões profundas inerentes ao humano. Para a escritora, " muda a realidade externa, mas a nossa realidade interior, feita de medos e fantasia, se mantém inalteradas. E é com esta que dialogam as fadas, interagindo simbolicamente, em qualquer idade e em todos os tempos".
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35