Seleções > Donana e Titonho

DONANA E TITONHO

Texto: Ninfa Parreiras

Ilustração: André Neves

Editora: Paulinas
Neste conto, as vidas de Donana e Titonho são uma alegria miúda que ninguém repara, repleta de latas, sucatas e outras coisas velhas que não tinham serventia para mais ninguém.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Donana e Titonho já foram jovens. Ela, uma moça magrela, chamada Nana. Ele, um rapaz esquisito, Tonho. Viviam de catar latas, sucatas e outras coisas velhas que não tinham serventia para mais ninguém. Um dia se encontraram entre escombros duma casa, logo se entenderam e se gostaram. Juntos montaram um barraco, um canto feito de afetos e peças que descobriam ter ainda algum uso para eles. E tiveram filhos, tiveram netos que também descobriam, no monte de quinquilharias, brinquedos e objetos para brincar.

Neste conto, as palavras são igualmente empilhadas como se fossem versos, acumulando substantivos e adjetivos, e poucos verbos de ação, como as vidas de Donana e Titonho: um amontoado de coisas simples, paciência no dia-a-dia, expectativas, uma alegria miúda que ninguém desconfia existir debaixo da poeira da existência. É deste modo que Ninfa Parreiras intenta dar visibilidade a pessoas que vivem, não à margem da sociedade, mas constituindo a grande massa da ecologia humana. A cidade é uma circunstância ou bioma urbano onde todos resultam ser interdependentes um dos outros.

Ao mesmo tempo, aos desenhos de André Neves, mesclam-se a colagem de objetos reais, um acúmulo de cor e cinza, antenas, canos, eletrodomésticos, portas e janelas, numa ambientação poética.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788535643954
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 19 cm x 0.4 cm
Peso: 191 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Trabalho e Projeto de Vida
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Prosa poética
ASSUNTOS
Família, Trabalho, Meio Ambiente, Cidade, Pobreza, Sustentabilidade, Moradia e habitação, Reciclagem, Invisibilidade social, Favela, Lixo, Hábitos de consumo, Esperança, Capitalismo, Cidades brasileiras
SOBRE NINFA PARREIRAS
Foto do autor Ninfa Parreiras
Ninfa Parreiras nasceu em Itaúna, Minas Gerais, mas há muitos anos vive na cidade do Rio de Janeiro. É mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e trabalha em diferentes áreas de letras, produção cultural e psicanálise. Autora de diversas obras para crianças e adultos, entre contos, poesia e ensaios de reflexão teórica, tem se dedicado a associar a literatura e meio ambiente, na valorização de uma vida mais orgânica e sustentável. Trabalha como especialista na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), desde 1987, e professora na Estação das Letras, RJ (desde 2003) e como psicanalista, numa clínica de atendimentos a crianças e adultos. É membro da Letra Falante, grupo de pesquisa em literatura infantil. 
leia mais...
SOBRE ANDRÉ NEVES
Foto do autor André Neves
O pernambucano André Neves, premiado escritor e ilustrador, há anos se dedica em fundir palavras e imagens para nos presentear com obras de artes que temos o privilégio de encontrar esculpidas nos livros de literatura infanto-juvenil que publica, tanto no Brasil como no exterior. Com um traço inconfundível nas ilustrações e histórias delicadas, ele desperta emoções simultaneamente em crianças e em adultos. Possui vários livros publicados por diversas editoras, além de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho. André dedica-se à arte de escrever e ilustrar para crianças de todas as idades, e suas imagens já foram vistas no mundo inteiro em mostras de ilustração dedicadas à infância.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35