Seleções > Dois meninos de Kakuma

DOIS MENINOS DE KAKUMA

Texto: Maria Ange Bordas

Editora: Pulo do Gato
Uma história de amizade, superação e sonhos de dois meninos num ambiente hostil e cheio de feridas abertas pela guerra.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Geedi é um menino somali de 12 anos que nasceu em Kakuma, o campo de refugiados no Quênia. Não conhece outra realidade, suas referências de vida nasceram também ali, todo seu mundo é Kakuma. Contudo, o menino escuta com atenção o que os mais velhos contam a respeito do país de onde vieram e como sonham em reaver tudo que perderam.

Geedi irá conhecer Deng, um garoto sudanês que vivia com a sua família em um vilarejo antes da guerra assolar o seu país. Veio sozinho, sem parentes, sem saber se alguém sobrevivera. Suas últimas lembranças são a vila pegando fogo, guarda amarguras, sabe que Kakuma não é seu lar e sonha em voltar.

Em uma história a respeito da amizade desses dois meninos, carregando consigo visões distintas de uma mesma realidade, Marie Ange Bordas, utiliza suas vivências no campo de refugiados queniano para trazer à tona as consequências e os horrores da guerra. Ambas as personagens compartilham desejos e inquietações. Estão em busca de um futuro melhor e de um mundo onde todos se entendam de forma pacífica. Para ilustrar o livro, a autora utilizou fotos tiradas por ela de jovens e crianças que participaram de suas oficinas de fotografia na região de Kakuma, flagrando uma rara beleza em meio a tanto sofrimento. São registros raros, capturados pelos olhos daqueles que vivem a realidade do refúgio no seu dia a dia.

Apesar da temática estar com frequência nas notícias de jornal, esta obra nos permite aproximar e sentir as vivências, alegrias e dificuldades dessas crianças e suas famílias, forçadas a abandonar as suas casas, seu próprio país, em busca de sobrevivência. É um livro poderoso que nos toca e nos situa no lugar do outro, diante de uma realidade muito distante de nós que, no entanto, atingiu mais de 79 milhões de pessoas, em 2020, de acordo com dados das Nações Unidas, um número nunca visto na história.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788595760066
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26 cm x 18.4 cm x 1 cm
Peso: 300 g
Páginas: 72
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Livro informativo, Realismo crítico, Realismo histórico
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Empatia, Amizade, Guerra, Superação, Representatividade, Violência, Criança, Mudança de cidade ou país, Refugiados, História Geral, Contemporaneidade, União, África
SOBRE MARIA ANGE BORDAS
Marie Ange é gaúcha, mas vive atualmente em São Paulo e um pouquinho em cada canto do mundo. Artista multimídia, pesquisadora, escritora, mediadora cultural, é mestra em Imagem e Som na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização no International Center of Photography em Nova York. Além de escrever, Marie se dedica à criação de projetos de arte e mídia colaborativos.Seu trabalho foi apresentado em diversas exposições individuais e coletivas em inúmeros países e agraciado com distintas premiações. Desde 2008 desenvolve o projeto Tecendo Saberes, ganhador do Prêmio Petrobrás Cultural 2013, de criação de livros infantis em comunidades tradicionais no Norte do país e de formação de mediadores de leitura. É autora de obras para crianças e adultos, como os títulos Geografias em Movimento (Edições Sesc, 2014), Deslocamentos (Fumproarte. 2006), Diario de Bordo (Prince Claus Fund-Holanda/Colombia,2011), Manual das crianças do Baixo Amazonas (2015) , Manual das crianças Huni Kui (2015), entre outros.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35